Crédito: Reprodução/Pexels

Um novo tipo de hidrogel atua como porta de entrada para facilitar a transferência segura de células-tronco para o cérebro e restaurar o tecido danificado (Crédito: Reprodução/Pexels)

by Isto É Dinheiro

Pesquisadores da Universidade Nacional Australiana (ANU), em colaboração com o Instituto Florey de Neurociência e Saúde Mental, desenvolveram um novo tipo de hidrogel que pode transformar radicalmente a forma como tratamos a doença de Parkinson. O gel também oferece esperança para pacientes que sofreram de outras condições neurológicas, como derrames.

O novo material é feito de aminoácidos naturais – os blocos de construção das proteínas – e atua como uma porta de entrada para facilitar a transferência segura de células-tronco para o cérebro e restaurar o tecido danificado, liberando uma proteína que permite o crescimento, chamada GDNF.

Ao colocar as células-tronco em um gel, elas são expostas a menos estresse quando injetadas no cérebro e são integradas de maneira mais suave e bem-sucedida.

“Quando agitamos ou aplicamos energia ao hidrogel, a substância se transforma em um líquido que nos permite injetá-lo no cérebro através de um capilar muito pequeno usando uma agulha”, disse o professor David Nisbet, da Escola de Pesquisa Médica da ANU.

A professora Clare Parish, chefe do Laboratório de Células-Tronco e Desenvolvimento Neural do Instituto Florey, disse: “Através do uso da técnica de hidrogel, demonstramos maior sobrevivência dos neurônios de dopamina enxertados e movimento restaurado em um modelo animal da doença de Parkinson.”

Embora os medicamentos relacionados à dopamina sejam um tratamento prontamente usado para pessoas que vivem com a doença de Parkinson, muitos apresentam efeitos colaterais indesejáveis ​​que são exacerbados com o tempo.

“O transplante de células-tronco entregue neste hidrogel, por outro lado, evita muitos desses efeitos colaterais e pode fornecer uma intervenção única que pode sustentar os níveis de dopamina nas próximas décadas”, disse o professor Parish.

O professor Nisbet disse que o hidrogel tem potencial para tratar também pacientes que sofreram um derrame e pode até ser usado para tratar joelhos ou ombros danificados, após testes bem-sucedidos em animais.

“Quando introduzimos a tecnologia do gel com as células-tronco, vimos uma grande melhora no movimento coordenado das patas dos animais e na recuperação geral da função motora”, disse ele.

A tecnologia do hidrogel é econômica e fácil de fabricar em grande escala, e espera-se que o tratamento possa ser disponibilizado em breve em hospitais, mas primeiro deve passar por testes clínicos.

“Devemos fazer nossa devida diligência e garantir que verificamos todas as caixas certas em relação à segurança, eficácia e aprovação regulatória antes de podermos levar essa tecnologia para a clínica, mas esperamos que ela esteja disponível para uso em um futuro não muito distante, “Professor Parish disse.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob