9849705867?profile=original

Segundo o banco, o forte desempenho de vendas não exigiu despesas adicionais de marketing e comerciais


Por Allan Ravagnani, Valor — São Paulo

O Credit Suisse afirmou que a Hypera Pharma apresentou forte crescimento de receita líquida no quarto trimestre de 2020, alta de 24% ante 2019, impulsionado pela contribuição positiva da aquisição do Buscopan e de crescimento da demanda.


O crescimento veio também de genéricos e similares (genéricos de marca), ambos dependentes de fortes esforços comerciais em distribuição e farmácias. Segundo o banco, não foi observado aumento significativo do contas a receber, aumentando a confiança na sustentabilidade dos resultados.
“No entanto, acreditamos que os níveis de estoque de 120 dias estão além do necessário”, diz o relatório, assinado por Maurício Cepeda e William Barranjard. Os analistas mantiveram a recomendação de compra e o preço-alvo de R$ 40 para a Hypera.
Segundo o banco, o forte desempenho de vendas não exigiu despesas adicionais de marketing e comerciais. A empresa reduziu os custos de publicidade em R$ 60 milhões de 2019 a 2020. Por outro lado, as despesas comerciais aumentaram ligeiramente, impulsionando o já mencionado crescimento de genéricos e similares.

“A Hypera tem portfólio suficiente e diversificação de modelo de negócios para crescer em conjunto com a indústria farmacêutica de varejo. O crescimento acima do mercado das vendas promocionais e o nível controlado de recebíveis são sinais positivos de sua sustentabilidade comercial”, diz.

Além disso, segundo o Credit, 2020 permitiu à empresa experimentar níveis de despesas comerciais mais baixos sem um impacto nas vendas. “Acreditamos que a empresa está preparada para preservar a participação e a lucratividade no varejo farmacêutico brasileiro”, finaliza.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob