9849479897?profile=original

InfoMoney

Por Juliana Américo Lourenço da Silva

Estudos mostram que pessoas com hábitos noturnos já nasceram assim, sendo esta uma característica genética e biológica

SÃO PAULO – Muitos executivos e especialistas dizem que acordar cedo é a melhor forma de aumentar a produtividade. No entanto, muitas pessoas conseguem se concentrar mais durante a noite ou madrugada.
Segundo o LoveMondays, trabalhar tarde da noite pode ser muito eficiente se usado com parcimônia e se considerados os momentos de sono e descanso.

Estudos mostram que pessoas com hábitos noturnos já nasceram assim, sendo que esta é uma característica genética e biológica. Por isso, seguir seu relógio biológico pode ser uma boa opção se você não tiver horários rígidos no trabalho e puder dormir até mais tarde no dia seguinte ou até se você conseguir dormir menos e não se sentir cansado com isso.

Veja como você pode se beneficiar com o trabalho à noite:

1- Mais tranquilidade

O motivo de muitas pessoas preferirem a noite ou a madrugada para trabalhar é porque simplesmente tudo fica mais calmo. Você não recebe uma série de e-mails, telefonemas ou avisos de redes sociais. Isso, além do silêncio, melhora muito a sua concentração.

2- Habilidades de empreendedor

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Chicago, pessoas que têm hábitos noturnos possuem mais probabilidade de assumir riscos e contam com as ferramentas necessárias para se transformar em empreendedores de sucesso.

3- Atividade física

Estudos mostram que pessoas que trabalham à noite ou de madrugada desenvolvem um aumento da coordenação motora e mobilidade. Por isso, exercitar-se à noite também acaba sendo mais benéfico para essas pessoas do que de manhã, pois seu corpo processa melhor os exercícios.

4- Happy hours

Esse é o aspecto mais divertido de trabalhar de madrugada. Você pode dizer “sim” para os convites porque sabe que, assim que chegar em casa, ainda terá horas de produtividade e tempo sobrando antes de ir dormir.

5- Criatividade

Alguns estudos da Universidade de Milão constataram que pessoas com hábitos noturnos têm mais criatividade e, por isso, têm ideias consideradas “fora da caixa” muito mais frequentemente. Além disso, segundo o pesquisador japonês Satoshi Kanazawa, crianças com QI mais alto tendem a se tornar adultos com hábitos noturnos.

6- Relaxado

Pessoas que acordam muito cedo têm níveis mais altos do hormônio do estresse, o cortisolm, e essas taxas se estendem por todo o dia. No caso de quem tem hábitos noturnos essas taxas são bem menores, pois eles se mantêm relativamente calmos durante o dia.

7- Adaptação

O cenário perfeito para quem tem hábitos noturnos seria trabalhar de madrugada e acordar tarde no dia seguinte, mas sabemos que muitas pessoas têm trabalho no dia seguinte e precisam acordar bem cedo. No entanto, há pessoas que têm muito mais facilidade em acordar cedo mesmo dormindo tarde da noite do que as que foram dormir muito cedo e descansaram as nove horas recomendadas por especialistas.

É claro que tudo isso varia de pessoa para pessoa e você precisa sempre respeitar o seu corpo, mas, se você não sentir a necessidade de dormir horas a fio após trabalhar, você pode tranquilamente dormir menos sem ser necessariamente prejudicado.

Postado originalmente em 4 julho 2015 às 8:00

Republicado hoje

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob