Grupo farmacêutico Raia Drogasil aposta nas vendas online

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Aplicativo da drograria Raia - (Reprodução/Instagram)

Grupo farmacêutico Raia Drogasil com crescente em vendas online na pandemia apostam em estratégias de marketing digital para otimizar suas vendas

by Larissa Vieira

Em diversos segmentos as vendas online tiveram aumentos significativos durante a pandemia no Brasil. O setor que se destaca com uma crescente significativa é o setor farmacêutico, no último ano a procura por artigos de saúde passou de 1% para 9%, em sites, mas a crescente maior foi de clientes via aplicativo que foi de 150mil clientes para 12 milhões.

Afim de ampliar, otimizar e de aproveitar o crescimento nas suas vendas nas plataformas o grupo RD uniu-se com a agência de marketing e consultoria digital a Zmes. Sobre a estratégia adotada pela rede o director de marketing Vitor Bertoncini explica para revista Forbes. "A RD tem uma execução de branding e performace complexa. São lojas físicas,marketplace,plataforma de saúde e operações em 24 estados no Brasil (...) Precisávamos investir nas melhores e mais eficientes práticas para alavancar a empresa", revela.

A  Zmes foi fundada por Marcelo Tripoli, ex- presidente e sócio da consultoria McKinsey, a empresa trabalha com times integrados em toda jornada do consumidor a partir  da tecnologia, criação e comprometimento com os resultados. Exatamente o ponto que a rede RD está procurando, justificando assim a escolha da rede farmacêutica para empresa Zmes que opera desde o ínicio de novembro de 2019.

Ao contrário que todos pensam sobre a rapidez no mundo tecnológio o processo foi demorado ,o grupo RD demorou 3 meses em processos de diagnósticos profundos segundo seu diretor de marketing. "Em três meses, analisamos a forma como estávamos investindo em marketing e o que merecia mais atenção. Estamos trabalhando para otimizar o retorno sobre investimento com uma visão mais regionalizada, específica para cada estado, cidade e, futuramente, para cada bairro", discorre.

Após o processo demorado a empresa passou por um projeto de reestruturação interna. A Zmes promoveu uma integração, áreas específicas antes desintegradas começaram atuar de forma multifuncional. Para os executivos da RD os pontos principais foram as oportunidades de unir o marketing e a tecnologia, estratégia que já era usada pelas Startups que usam tecnologia e marketing para  atingir seus objetivos. Atualmente a Raia Drograsil consegue dectar o LTV, que é uma estimativa de quanto dinheiro o cliente gera para empresa por todo tempo que compra.

Recentemente a RD lançou um marketplace com 70 mil produtos para saúde, já dando indicios para seus próximos passos, que é a consolidação digital das operações, o investimento no processo de comunicação 'ominichannel' com o consumidor e intensificar o marketing digital, segundo Vitor Bertoncini.

 

(Foto Destaque: Logo da rede Raiadrogasil. Reprodução/Instagram)

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