HC investiga ‘fungo preto’ em paciente com covid em SP

O Estado de S.Paulo 
Jornalista: Mariana Hallal

03/06/21 - O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP informou ontem que investiga um caso de mucormicose, doença conhecida como “fungo preto”. O paciente está na faixa dos 30 anos e tem histórico de infecção pelo coronavírus.

O hospital avisou que não divulgará detalhes do caso por não ter sido autorizado pelo paciente ou por sua família. O Ministério da Saúde só será notificado sobre o caso se a doença for confirmada.

Outro caso de “fungo preto” está sendo investigado em Santa Catarina. O paciente, de 52 anos, tem como comorbidades diabete e artrite reumatoide. Ele começou a ter sintomas gripais em 20 de fevereiro e, três dias depois, deu positivo para covid-19. Em março, no dia 19, teve de ser internado em um hospital particular por ter apresentado fraqueza generalizada – e teve alta no início de maio.

Casos de “fungo preto” foram detectados em pacientes na Índia e a relação da doença com pacientes imunodeprimidos diagnosticados com a covid-19 é investigada. Especialistas creem que o fungo pode estar infectando pacientes com covid com sistema imunológico já enfraquecido e que comorbidades, especialmente diabete, os tornam mais vulneráveis. Outra linha analisa se o problema se deve ao uso de esteroides.

Segundo o infectologista Marcello Magri, do HC da USP, a Índia é um dos países com o maior índice de diabéticos do mundo e já apresentava mais casos de mucormicose que outros países antes da pandemia. Além disso, é possível que seu clima favoreça a proliferação do fungo. Outro fator, no caso indiano, seriam as más condições sanitárias. Segundo Magri, os principais sintomas são sinusite forte, pálpebra caída e obstrução nasal com secreção escurecida.

“O fungo invade tecidos e vasos, diminuindo a oxigenação e levando essas estruturas à morte (necrose). Se o fungo chegar ao cérebro, pode ser fatal”, diz ele. No Brasil, o infectologista diz que costuma atender de um a três casos por ano da doença, causada por fungos da ordem Mucorales. Os mais frequentes são os do gênero Rhizopus.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob