Hypera Pharma atinge maior receita da história

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Além da evolução de dois dígitos no segmento de ‘sell-out’ (vendas em farmácias), o período também fechou a conclusão de dois grandes negócios para a Hypera Pharma.

A Hypera Pharma (HYPE3) anunciou na última sexta-feira (23) que alcançou,  no terceiro trimestre,  a sua maior receita líquida desde que passou a concentrar as suas operações exclusivamente no mercado farmacêutico. De julho a setembro, a companhia registrou uma receita líquida de R$ 1,0885 bilhão, crescimento de 7,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Já o lucro líquido de R$ 345,6 milhões representou um crescimento de 29,4%. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) chegou a R$ 395,5 milhões e avançou 32,2% em relação ao terceiro trimestre de 2019. Esses indicadores superaram a previsão inicial de analistas do setor e do mercado financeiro.

Em nota ao mercado, a Hypera Pharma atribuiu os números do Ebitda a um controle mais efetivo das despesas para reduzir os impactos de curto prazo da pandemia da Covid-19. A medida resultou em um fluxo de caixa operacional recorde – R$ 465,1 milhões. A receita, por sua vez, teve como principal fator a venda de genéricos e similares no varejo farmacêutico. Na categoria de produtos de prescrição, destacaram-se os desempenhos das marcas Addera D3, Colflex e Ofolato, além dos dermocosméticos.

Novos contratos
A Hypera Pharma também concluiu no período duas importantes negociações para a marca. Uma delas foi o acordo de naming rights com o Corinthians, que empresta o nome da Neo Química para a arena do clube. O valor do contrato é de R$ 300 milhões, distribuídos por 20 anos. A companhia formalizou ainda a aquisição dos medicamentos Buscopan e Buscofem, que contribuíram com R$ 13,8 milhões na receita líquida.



Investimentos em pesquisa e novos produtos
Os aportes em pesquisa e desenvolvimento totalizaram R$ 93,2 milhões no terceiro trimestre, o que equivale a 8,6% da receita. É o maior patamar de investimento da história da companhia e bem superior aos R$ 60,5 milhões injetados em inovação entre julho e setembro do ano passado.

Os principais lançamentos do trimestre foram os suplementos Vitasay 50+ Vitaly, Vitasay 50+ Serenne e o Vitasay 50+ Pró-Ômega 3. Outras novidades foram a extensão de linha do fitoterápico Maracugina PI e o Engov After Berry Vibes.

by Seu Dinheiro

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