9849681465?profile=original

Heads de Compras e TI da maior empresa farmacêutica do Brasil lideram a mudança para o suporte independente, reduzindo os altos custos de manutenção SAP e, assim, direcionando economias para iniciativas de inovação

A Rimini Street, Inc. (Nasdaq: RMNI), provedora global de produtos e serviços de software empresarial, líder na oferta de suporte independente para softwares Oracle e SAP e parceira Salesforce, anuncia que a Hypera Pharma, maior empresa farmacêutica do Brasil, mudou para a Rimini Street o suporte das suas aplicações altamente customizadas SAP ECC 6.0, do banco de dados Microsoft SQL Server e do software SAP BusinessObjects, antes suportadas pela própria fabricante. A empresa também trocou o Central Monitoring do Solution Manager da SAP para o Rimini Street Watch, garantindo monitoramento contínuo a seus sistemas SAP. Com essa mudança na operação, a Hypera Pharma conquistou economias significativas com a redução de custos de manutenção em TI e financiou prioridades para a transformação dos negócios da empresa, que passou a atuar integralmente no segmento farmacêutico e, para reforçar este posicionamento, precisou alavancar o financiamento para pesquisa e desenvolvimento (P&D) de ponta por meio do Hynova, centro de pesquisa da empresa no Brasil.

Área de Compras impulsiona inovação ao firmar parceria com líderes de TI e de negócios

A Hypera Pharma, com sede em São Paulo, produz marcas de medicamentos populares que alcançam mais de 200 milhões de brasileiros, assim como vitaminas, suplementos nutricionais e dermocosméticos. No final de 2017, a empresa anunciou uma nova marca corporativa, com foco exclusivo no setor farmacêutico – indústria extremamente competitiva, que exige altos investimentos em inovação e P&D -, além de lançamentos recorrentes de novos produtos e medicamentos para os consumidores. Esse novo rumo nos negócios impulsionou os líderes da Hypera Pharma a reinventarem suas operações, realinhando prioridades e buscando iniciativas que impulsionassem a otimização de custos por toda a corporação.
A decisão de mudar para o suporte da Rimini Street foi liderada pelos Heads de Procurement e TI da Hypera Pharma, que, na incumbência de otimizar recursos, viram no suporte independente a oportunidade de reduzir os altos custos pagos com manutenção e suporte à SAP e, ao mesmo tempo, melhorar o serviço. Os líderes de TI e Procurement da companhia trabalharam em estreita colaboração para criar um business case e demonstrar ao CEO que a mudança para o suporte independente traria segurança, eficiência operacional e economia. Foi decidido que a Hypera Pharma não deveria ficar presa ao roadmap de atualizações do fabricante e a migração para o SAP S/4HANA não fazia sentido aos negócios no curto prazo. Portanto, a análise demonstrava que não havia ROI que justificasse uma nova implementação, uma vez que o ERP atual e altamente customizado atendia perfeitamente às necessidades de negócios da Hypera.

“Os líderes de Procurement devem sentir-se empoderados para levarem ideias aos decisores da empresa, direcionando a organização para se tornar mais estratégica e mais orientada às prioridades dos negócios. Eles podem influenciar os tomadores de decisão sobre como as iniciativas de TI – a adoção do suporte independente, por exemplo -, agregam valor e liberam recursos para outros projetos e inovações importantes”, disse Humberto Guimarães, Head de Procurement da Hypera Pharma. “A mudança para o suporte da Rimini Street faz parte de uma nova mentalidade que permitiu à Hypera ser mais relevante na indústria farmacêutica. Com nossa economia nos custos de suporte, aumentamos os investimentos em toda a empresa, incluindo pesquisa e desenvolvimento de produtos, digitalização, automação de processos e novas aplicações de ERP que modernizam as operações de logística, como a rastreabilidade de produtos. ”

Suporte ultrarresponsivo com os SLAs líderes do setor

A Hypera Pharma, assim como todos os clientes da Rimini Street, se beneficia do modelo flexível de suporte ao software corporativo da empresa, incluindo seu SLA (Service Level Agreement) líder do setor, com tempo de resposta de 10 minutos para todos os casos críticos de prioridade 1. Aos clientes também é atribuído um Engenheiro de Suporte Principal (PSE), apoiado por uma equipe de especialistas técnicos com uma média de 15 anos de experiência no sistema de software corporativo específico da organização. A farmacêutica estava usando alguns componentes do Solution Manager SAP. Porém optou por implementar, em conjunto com o Time de Serviços de Suporte Proativo da Rimini Street, o “Rimini Street Watch for SAP”. A solução combina a experiência do software corporativo com diagnósticos proativos e painéis baseados na Web para ajudar a Hypera a identificar e mitigar os problemas antes de se tornarem críticos.

“Manter nosso suporte ao ERP com a SAP significava permanecer na zona de conforto. A Rimini Street mostrou que a mudança para o suporte independente vale a pena, trazendo redução de custos de manutenção e suporte aos sistemas de TI e viabilizando o direcionamento desses recursos para nossas metas de negócios atuais. Desde que mudamos para a Rimini Street, não há mais preocupação com suporte”, continuou Guimarães.

“Empresas modernas da era digital, como a Hypera Pharma, que desejam manter uma posição de liderança no mercado, precisam otimizar custos de TI e encontrar recursos para investir em inovação e transformação de negócios”, disse Edenize Maron, gerente geral da Rimini Street para a América Latina. “O Heads de Procurement e TI da empresa lideraram a mudança para o suporte independente para liberar economias que contribuem para os objetivos estratégicos do negócio, incluindo modernização da logística e aceleração de P&D para levar novos produtos ao mercado mais rapidamente. Isso demonstra como é fundamental que todos os líderes de uma empresa façam parte do suporte ao crescimento e a inovação. ”

Fonte: 2A+Farma

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob