Importar insumos tem logística mais simples do que trazer doses, diz ex- Anvisa

Diante da dependência de insumos vindos da China para a produção de vacinas contra a Covid-19 no Brasil, uma possibilidade levantada é a de importar diretamente doses prontas dos imunizantes para o país.

No entanto, o farmacêutico e ex-diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Barbano, explicou à CNN que a logística para a importação de doses prontas é mais complicada por causa do peso extra dos vidros dos frascos, além da fragilidade do material.


Em entrevista nesta terça-feira (26), Barbano esclareceu que, apesar do “rótulo” de insumos, na verdade o que o Brasil já importa é a vacina pronta que necessita apenas do envase em território nacional, feito pelo Instituto Butantan (Coronavac) e Bio-Manguinhos/Fiocruz (Oxford).

“O fato é que nós precisamos de volume de vacina. A grande diferença de um método para o outro é que é muito mais fácil importar os lotes ainda não dentro dos vidros. Muitas vezes o vidro tem um peso maior do que o próprio líquido”, disse Barbano.

“Para fazer o transporte de grandes quantidades de doses é muito melhor fazer fora do vidro, que vem em galões de 200 ou 400 litros, por exemplo. A logística muda bastante”, completou.

by Portal CNN Brasil – SP

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob