IDN.jpg.image.750.563.low.jpg?profile=RESIZE_710x

Yahoo Notícias

RIO — A Indonésia autorizou um dos primeiros esquemas privados de vacinação do mundo a ser executado junto com seu programa nacional. Desta forma, as empresas podem comprar imunizantes adquiridos pelo governo para aplicá-los em seus funcionários.

A iniciativa aprovada pelo governo atraiu críticas de alguns especialistas em saúde, que alertam que o projeto pode agravar a desigualdade no país.

A Indonésia, quarto nação mais populosa do mundo, lançou um programa ambicioso para vacinar 181,5 milhões de pessoas gratuitamente em cerca de um ano, mas as empresas querem acelerar a imunização de seus funcionários, para abrir rapidamente a economia. Mais de 6.600 companhias já se inscreveram na iniciativa.

O programa estipula que as empresas podem comprar vacinas e imunizar funcionários e suas famílias gratuitamente em centros de saúde privados com vacinas distribuídas pela empresa farmacêutica estatal Bio Farma. Os produtos devem ser diferentes daqueles já aplicados no país — a chinesa CoronaVac e, em breve, a britânica AstraZeneca e a americana Novavax.

— O programa de vacinação do governo não pode ser prejudicado — alerta Siti Nadia Tarmizi, uma autoridade sênior do Ministério da Saúde da Indonésia, acrescentando que ainda serão realizados preparativos antes do início do projeto.

De acordo com um funcionário da Bio Farma, o país tem negociações para adquirir a vacina americana Moderna para a iniciativa privada, que também deve contar coma chinesa Sinopharm.

Os imunizantes para ambos os programas requerem uma aprovação para uso emergencial emitida pela agência de alimentos e medicamentos do país.

Olivia Herlinda, diretora de políticas do Centro para a Iniciativa de Desenvolvimento Estratégico da Indonésia, uma ONG de saúde pública, ressaltou que a comercialização aprovada pelo projeto poderia provocar casos de corrupção, já que as vacinas são escassas no país.

— A imunização privada corre o risco de abrir um desequilíbrio no acesso às vacinas para alguns grupos da população.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob