9849645282?profile=original
Policiais civis durante operação contra suspeitos envolvidos em homicídios, tráfico e roubo


Chico Otávio
O Globo

RIO — O isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, embora tenha provocado a queda dos índices de crimes contra o patrimônio e os autos de resistência no Estado do Rio, não alterou o patamar de homicídios em março. Números que serão divulgados no dia 22 pelo Instituto de Segurança Pública do Estado (ISP) mostraram que, na direção oposta a outros indicadores, o número de homicídios no Rio, comparado a março do ano passado, sofreu até uma pequena alta. Levantamento parcial, que ainda pode ser alterado, mostrava um salto de 344 casos (março de 2019) para 350 (março de 2020).

Uma autoridade da área de segurança pública disse que a alta relacionada à guerra entre quadrilhas rivais, especialmente em Macaé, no Norte do estado. Traficantes do Rio estariam em confronto com as facções locais pelos pontos de venda de drogas no município. Por outro lado, as tabelas parciais do ISP mostram que as mortes por intervenção de agentes do Estado (autos de resistência) caíram de 132 casos em março do ano passado para 104 em março deste ano.

O efeito do isolamento é mais evidente nos indicadores de roubo. De acordo com o ISP, roubos de rua despencaram de 11.892 casos (março de 2019) para 5.699 casos (em março deste ano). A queda se repete em roubo de carros — 3.775 casos em março de 2019 para 2.429 casos em março deste ano — e roubo de cargas — 638 casos para 343 casos. No caso dos homicídios, foi a primeira alta depois de 14 meses.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob