Isolar só idosos reduz impacto da covid-19, diz estudo

Valor Econômico
Jornalista: Hugo Passarelli


06/05/20 - Um novo estudo de economistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) sugere que políticas de isolamento social concentradas na população idosa ajudam a reduzir a mortalidade da covid-19 e os custos econômicos gerados pela doença.

Utilizando dados dos Estados Unidos, o estudo constatou que, a despeito do confinamento em larga escala, a taxa de óbitos pela doença chegou a 1,83% da população adulta, com um custo estimado de 24,3% do Produto Interno Bruto (PIB) de um ano, cálculo que inclui não só a parada da economia, mas a renda “perdida” que poderia ser gerada pelas pessoas mortas.
No cenário ideal desenhado pelos economistas, a taxa de mortalidade poderia cair para pouco acima de 1% se houvesse isolamento dos que possuem mais de 65 anos até a chegada da vacina. Ao mesmo, haveria liberação de jovens e adultos de meia idade. Essa política reduziria também o dano econômico de 24,3% para 12,8% do PIB.

“O motivo é que, uma vez que o grupo mais vulnerável esteja protegido, os outros grupos poderão ser reincorporados ao economia mais rapidamente”, dizem os autores. O estudo foi publicado pelo National Bureau of Economic Research (NBER), há uma hora Brasil entidade de pesquisa privada dos Estados Unidos, e foi elaborado por Daron Acemoglu, nome frequente na lista de candidatos ao Nobel de Economia, e os economistas Victor Chernozhukov, Iván Werning e Michael D. Whinston.

A combinação desta política com medidas para reduzir as interações entre as faixas etárias traria melhora extra.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob