O Globo 
Fonte: Agência Reuteres


06/05/20 - Israel isolou um importante anticorpo contra o coronavírus em seu principal laboratório de pesquisa biológica, anunciou o ministro da Defesa de Israel na última segunda-feira, chamando o passo de "avanço significativo" em direção a um possível tratamento para a pandemia da Covid-19. Ele seria capaz de neutralizar e combater o Sars-CoV-2 em pessoas infectadas.

O "anticorpo neutralizante monoclonal" desenvolvido no Instituto de Pesquisa Biológica de Israel (IIBR) "pode neutralizá-lo (o coronavírus causador da doença) dentro dos corpos das transportadoras", disse o ministro da Defesa Naftali Bennett em comunicado.

O comunicado acrescentou que Bennett visitou o IIBR na segunda-feira, onde foi informado "de um avanço significativo na descoberta de um antídoto para o coronavírus".

Ele citou o diretor do IIBR, Shmuel Shapira, dizendo que a fórmula do anticorpo estava sendo patenteada, e depois um fabricante internacional seria procurado para produzi-lo em massa.

O IIBR tem liderado os esforços israelenses para desenvolver um tratamento e vacina para o coronavírus, incluindo o teste de sangue daqueles que se recuperaram do Covid-19, a doença respiratória causada pelo vírus.

Os anticorpos nessas amostras — proteínas do sistema imunológico que são resíduos da superação bem-sucedida do coronavírus — são amplamente vistos como uma chave para o desenvolvimento de uma possível cura.

O anticorpo relatado como tendo sido isolado no IIBR é monoclonal, o que significa que foi derivado de uma única célula recuperada e, portanto, é potencialmente de valor mais potente na obtenção de um tratamento.

Em outros lugares, houve tratamentos contra o coronavírus desenvolvidos a partir de anticorpos policlonais ou derivados de duas ou mais células de ascendência diferente, informou a revista Science Direct em sua edição de maio.

Israel foi um dos primeiros países a fechar suas fronteiras e impor restrições cada vez mais rigorosas ao movimento para impedir o surto de coronavírus doméstico. Relatou 16.246 casos e 235 mortes pela doença.



Holanda também avança

Ja pesquisadores da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed, divulgaram nesta segunda-feira, na Nature Communications, que identificaram um anticorpo totalmente humano capaz de impedir o coronavírus de contaminar células em culturas cultivadas. A descoberta pode ajudar na criação e um tratamento para combater a doença.

O otimismo é grande, mas o trabalho ainda precisa passar por testes em seres humanos para ter sua eficácia comprovada.

“Esse anticorpo neutralizante tem potencial para alterar o curso da infecção no hospedeiro infectado, apoiar a eliminação do vírus ou proteger um indivíduo não infectado que é exposto ao vírus”, afirmou Berend-Jan Bosch, líder da pesquisa, em comunicado.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob