Laboratório de BH recebe aval da Anvisa para fabricar produtos de cannabis

© Frederic J. Brown/AFP

by Estado de Minas

Produtos à base de cannabis têm uso indicado para diversas doenças neurológicas, psiquiátricas, inflamações e dores crônicas, e já podem ser comercializados em farmácias no Brasil, sob prescrição médica. Em Belo Horizonte, o laboratório farmacêutico do grupo Ease Labs é a primeira indústria do setor farmacêutico especializada em produtos medicinais feitos com a substância e acaba de receber certificação pela Anvisa para fabricação dessas fórmulas.

O laboratório recebeu da agência a Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), além de Autorização Especial (AE) para medicamentos controlados.

Agora, a farmacêutica está apta a desenvolver, fabricar, armazenar e expedir produtos à base de cannabis no país, e assim se torna pioneira no setor. A certificação garante que a empresa cumpre com as práticas necessárias para assegurar a qualidade dos medicamentos.

Até o momento, os medicamentos são produzidos por empresas estrangeiras parceiras do grupo localizadas nos Estados Unidos e Europa. Esses produtos importados são disponibilizados por uma empresa internacional para importação direta pelos pacientes no Brasil.

Para o CEO da Ease Labs, Gustavo de Lima Palhares, o aval da Anvisa é positiva para o mercado brasileiro - ele aponta que a facilitação do acesso ao paciente está próxima.

"A certificação foi um marco extremamente relevante no país e nos coloca mais próximos de tornar o uso médico de produtos derivados de substâncias da cannabis uma realidade no Brasil. Como parte da produção passa a ser em solo nacional, o custo cai consideravelmente também para o paciente, que antes era necessário importar os produtos em dólar", explica Gustavo.

Como observa Gustavo, o mercado de cannabis medicinal é crescente no mundo todo, fonte de geração de empregos e arrecadação de impostos e, por isso mesmo, a produção nacional também pode ter impactos importantes na economia.

Nos Estados Unidos, cerca de 60 mil novos empregos foram criados no setor e a arrecadação de impostos ultrapassa US$ 350 milhões por ano.

"A Ease Labs está presente nos Estados Unidos e Europa, o que abre as portas do Brasil para os principais mercados internacionais e possibilita a consolidação na América Latina, que tem uma demanda cada vez mais crescente", afirma o executivo.

Seguindo a certificação e as regras da Anvisa para chamadas boas práticas de fabricação, a fabricante importará o insumo de cannabis de grau farmacêutico, assim como demais insumos que serão utilizados na cadeia produtiva. Gustavo explica que o grupo já tem estratégias para diminuir o custo do insumo vegetal e aumentar a eficiência na produção.

O portfólio da Ease Labs inclui também outros medicamentos fitoterápicos desenvolvidos a partir de derivados da Amazônia e cerrado mineiro, e suplementos alimentares com propriedades farmacêuticas.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob