Na manhã desta terça-feira (21), o Município de Francisco Beltrão, em parceria com o campus da Universidade Paranaense (Unipar), inaugurou um laboratório de medicamentos fitoterápicos.

Siga o DikaJob: 

Youtube - Instagram - LinkedIn - Telegram - FaceBook

O projeto de medicina alternativa, assim como a Farmácia da Partilha, foi desenvolvido pelo curso de Farmácia da Unipar e terá o objetivo de produzir remédios alternativos.

Com o laboratório, denominado como Farmácia Municipal de Manipulação de Fitoterápicos, a rede pública de saúde do Município, seguindo as normas do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, poderá fazer uso de medicamentos fitoterápicos e distribuir gratuitamente para a população.

De acordo com farmacêutica Mariane Pavani Gumy, responsável pelo laboratório, serão disponibilizados chás e cápsulas de medicamentos fitoterápicos à população, que serão dispensados, somente de acordo com a prescrição médica. “Começaremos a manipulação e a dispensação, conforme as prescrições. A capacitação [médica] está prevista somente para setembro, porém temos profissionais que já prescrevem medicamentos fitoterápicos”, conta.

Na prática, os pacientes irão até as farmácias municipais de Francisco Beltrão ou até a Farmácia da Partilha e entregarão a receita. A farmácia que receber a solicitação de um fitoterápico solicitará o medicamento ao laboratório, que após produzir o remédio entregará na farmácia que solicitou, que por fim fará a entrega ao paciente.

Fornecimento das plantas

Os fornecedores dos produtos que serão utilizados na fabricação dos remédios naturais, serão de outros locais e não de Francisco Beltrão, pelo menos por enquanto. “Nossos produtores poderiam fornecer as plantas medicinais para o Município, no laboratório. Mas, por determinação do próprio Ministério [da Saúde], temos que ter o projeto dos fitoterápicos em andamento para sermos contemplados com o [projeto] do arranjo produtivo local”, explica.

O grupo de agricultores orgânicos produzirá diversas espécies, como Melissa, Calêndula, Passiflora, Chapéu de Couro, Capim Limão, Carqueja, Cavalinha e Capuchinha.

Laboratório

O objetivo do laboratório é garantir à população, o acesso e uso racional de medicamentos fitoterápicos, através da inserção de plantas medicinais na atenção básica em saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde vai preparar e orientar os profissionais das unidades de saúde e sensibilizar os médicos para incluírem os fitoterápicos nos receituários.

O secretário da pasta, Manoel Brezolin, explica que a ideia é aprimorar o conhecimento sobre os fitoterápicos e resgatar o uso com orientações técnicas. “A administração pública acredita muito no projeto, tivemos dificuldades na implantação devido a pandemia, mas estamos vencendo mais uma etapa importante”, disse.

Investimentos

O ex-deputado federal, Osmar Serraglio, viabilizou R$ 700 mil do Ministério da Saúde para o desenvolvimento de todas as etapas do programa que será colocado em prática pelas Secretarias Municipais de Agricultura e de Saúde de Francisco Beltrão.

Uso de fitoterápicos

Os fitoterápicos têm eficácia comprovada para o tratamento de uma série de doenças e carências nutricionais. O acesso aos medicamentos será inteiramente gratuito. A utilização terá acompanhamento multiprofissional, observando diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Jornal do Sudoeste – PR

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob