Mais vacinas chegando

estudo-indica-que-brasil-seria-segundo-paiacutes-que-mais-aceitaria-vacina-contra-covid-1603331683750_v2_450x337.jpg?profile=RESIZE_710x

O Globo 

Colunista: Natalia Pasternak

Há duas vacinas novas chegando. A Novavax, de subunidade proteica, ou seja, utiliza apenas um pedaço do vírus, uma proteína purificada, anunciou eficácia de 89% em análise preliminar. O estudo contou com 15 mil voluntários no Reino Unido, incluindo 27% de maiores de 65 anos, o que é muito bom: outras vacinas foram pouco testadas em idosos. Não surgiram efeitos adversos dignos de nota, e dos 62 eventos — pessoas doentes — analisados, 56 estavam no grupo placebo e apenas seis, no vacinado.

 

Mas na África do Sul, com um grupo menor de voluntários, notou-se uma queda da eficácia para 60%, com uma forte presença da variante local do vírus. A eficácia ainda está boa, mas o resultado levanta a possibilidade de essa variante ter uma mutação que a torna mais resistente à vacina.

 

Quanto mais tempo o vírus corre solto, maior a probabilidade de aparecerem mutações que o “ajudam” a escapar do sistema imune, e de vacinas. A melhor maneira de evitar isso é vacinar muita gente, depressa, para não dar ao vírus tempo de se adaptar, e caprichar nas medidas de prevenção.

 

A outra vacina com resultados recentes é a da Janssen. Usa um adenovírus como vetor, tem dose única e mostrou excelentes resultados.

 

Ainda sem apresentar os dados completos, anunciou 72% de eficácia para o ensaio feito nos EUA, 66% para América Latina, e 57% para África do Sul, após 28 dias da dose única. Novamente, chama atenção a redução da eficácia na África do Sul.

 

Precisamos realmente intensificar o sistema de vigilância de novos mutantes, e organizar as campanhas de vacinação com urgência. Mostra também a importância de termos vacinas diferentes. Vacinas de vírus inativado podem se sair melhor contra mutantes. Já vacinas de mRNA e vetor podem ser rapidamente adaptadas. Ter vacinas com tecnologias diferentes aumenta nosso arsenal.

 

As duas vacinas são apropriadas para a cadeia de frio brasileira, pois requerem apenas temperatura de geladeira. A Janssen tem a vantagem de cumprir o requisito da Anvisa de ter sido testada no Brasil. Mas este requisito pode — e deve — ser revisto. Tecnicamente, não faz sentido, e pode acabar impedindo que recebamos boas vacinas. Tanto a Novavax como a Moderna, uma boa vacina desenvolvida nos EUA, integram o portfólio Covax, o acordo internacional que oferece 42 milhões de doses para o Brasil. Se estas vacinas forem oferecidas, vamos recusá-las?

 

Não estamos na posição de ficar escolhendo vacinas que já tenham eficácia e segurança comprovada, e precisamos urgentemente negociar novos acordos.

 

Resta saber se o general, que não se decide nem se aceita 46 milhões de doses do Butantan, e esnobou a Pfizer para “não frustrar os brasileiros”, vai retornar para a realidade em tempo de firmar novos acordos. O que frustra os brasileiros, general, é não ter vacinas por falta de planejamento e vontade política.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob