Medicamentos poderão ser aplicados com luz, em vez de injeções

Luz em vez de injeções: Um novo conceito de sistema de administração de medicamentos libera automaticamente o medicamento de um dispositivo médico dentro do corpo usando luz sempre que a injeção do medicamento é necessária. - [Imagem: POSTECH]

Diário da Saúde

Célula solar no corpo

Surgiu um novo conceito de sistema de administração de medicamentos sob demanda, no qual os medicamentos são liberados automaticamente simplesmente fazendo um facho de luz incidir sobre a pele.

Pesquisadores coreanos desenvolveram um sistema de entrega de drogas sob demanda usando uma célula fotovoltaica orgânica - um tipo de célula solar feita de materiais plásticos - revestida com nanopartículas especiais que manipulam a luz.

Isso permite que as nanopartículas convertam a luz infravermelha próxima (NIR), que penetra na pele, em luz visível, para que a liberação do medicamento possa ser controlada em dispositivos médicos instalados no corpo.

Várias equipes estão trabalhando em dispositivos que administram medicamentos automaticamente, em vez de injeções repetitivas, sobretudo para atender aos pacientes com diabetes. No entanto, o tamanho e a forma desses dispositivos são limitados pela necessidade de fornecimento de energia para que eles funcionem, já que baterias não são adequadas porque precisam ser trocadas regularmente.

Seulgi Han e seus colegas da Universidade Pohang de Ciência e Tecnologia encontraram a resposta na energia solar.

Medicamentos poderão ser aplicados com luz, em vez de injeções
Ao contrário da luz visível, a luz na frequência do infravermelho próximo penetra profundamente na pele. - [Imagem: Seulgi Han et al. - 10.1016/j.nanoen.2020.105650]

Aplicação de medicamentos com luz

Ao contrário da luz visível, que não penetra profundamente na pele, a luz NIR (infravermelho próximo) vai fundo. Por isso, a equipe usou nanopartículas que convertem luz visível em luz NIR, o que permite gerar energia fotovoltaica dentro do corpo.

A energia da célula solar então alimenta um sistema de entrega de medicamentos que consiste em uma parte eletrônica e uma parte mecânica.

Quando a eletricidade é aplicada, uma fina película de ouro que veda o reservatório de medicamento se abre e a droga é liberada.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Upconversion nanoparticles coated organic photovoltaics for near infrared light controlled drug delivery systems
Autores: Seulgi Han, Woong Sung, Tae Yeon Kim, Seok Joo Yang, Seongwon Kim, Gibum Lee, Kilwon Cho, Sei Kwang Hahn
Publicação: Nano Energy
Vol.: 81, 105650
DOI: 10.1016/j.nanoen.2020.105650
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob