9849537893?profile=original

Saiba como descartar os medicamentos de forma segura em São Paulo

Assim como os medicamentos podem representar um risco para a saúde quando não são consumidos da forma indicada pelo médico, podem causar danos ao meio ambiente se descartados de maneira incorreta.

Para o descarte adequado dos medicamentos, o consumidor conta com a opção da logística específica, onde farmácias aceitam medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação.

Em São Paulo, a rede Extrafarma conta com pontos de coleta de medicamentos vencidos em seis unidades. Confira os endereços no fim do texto.

Riscos do descarte incorreto

Medicamentos descartados na pia, no vaso sanitário e no lixo comum podem levar à contaminação do solo e da água de lençóis freáticos, com impactos negativos para a flora e a fauna da região.

Mesmo em quantidades muito baixas, as substâncias presentes nos medicamentos podem afetar o organismo de animais. Além disso, a água de lençóis freáticos contaminados pode chegar às residências por meio da distribuição da rede pública de saneamento.

“No caso dos antibióticos, o descarte inadequado é ainda mais preocupante, pois quando expostos ao meio ambiente esses medicamentos podem tornar bactérias resistentes à substância em questão. Por isso é de extrema importância que os produtos vencidos sejam encaminhados à farmácia, onde podem ser descartados de forma segura”, diz Ana Emilia Batista, farmacêutica da rede Extrafarma.

Unidades Extrafarma que recebem medicamentos:

Bela Vista

Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2154

Higienópolis

Rua Dona Veridiana, 390

Moema

Avenida Jamaris, 369

Santana

Avenida Braz Leme, 2175

Liberdade

Rua Rodrigo Claudio, 79

Vila Romana

Rua Coriolano, 1094

Santo André

Rua das Figueiras, 1067

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob