Mercado da beleza masculina tem potencial para deslanchar em 2021

Resultado de imagem para Mercado da beleza masculina tem potencial para deslanchar em 2021

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, o mercado da beleza demonstra que tem potencial para se manter aquecido. Somente no ano passado, 1,2 milhão de empresas foram formalizadas no setor.

Nos últimos anos, o surgimento de um novo conceito de barbearias tem atraído oportunidades de novos negócios no ramo, a partir de mudanças socioculturais em relação à beleza masculina.

De acordo com a analista de competitividade do Sebrae, Andrezza Torres, nos últimos 10 anos, o segmento de serviços de embelezamento amadureceu muito, bem como a indústria de cosméticos. Segundo ela, as diferentes ondas que surgiram no mercado ao longo dos anos, seja com as esmalterias, barbearias, serviços de sobrancelhas e depilação a lazer, por exemplo, têm favorecido o aquecimento do setor. A mudança de comportamento dos homens em relação à beleza também sofreu transformações, o que tem favorecido uma ascensão do mercado de embelezamento voltado para o público masculino.

Um exemplo disso são as barbearias que, apesar de existirem há séculos, foram se tornando cada vez mais atrativas a partir de modificações profundas em seus modelos de negócios.

“No começo dos anos 2000, surgiu a expressão metrossexual para denominar os homens vaidosos e o jogador David Beckham foi um símbolo desse movimento. Com o passar do tempo, vimos que a vaidade masculina foi se tornando algo mais natural. A própria barba voltou a ser considerada um estilo em alta para os homens que começaram a exigir cuidados diferenciados, inspirados em novos designs da barba e cabelo, por influência de muitos atletas e até mesmo cantores sertanejos”, lembrou a analista.

Segundo ela, as novas barbearias evoluíram em vários aspectos, a começar pelo espaço físico e a oferta de mais serviços que agregaram valor ao negócio.

Inovações como jogos, venda de cervejas especiais, entre outros atrativos despertaram a atenção de novos perfis de clientes. Com isso, os empresários conseguiram aumentar o ticket médio dos atendimentos ao público masculino, que comparado ao feminino é tradicionalmente menor.

“Em geral, os homens procuram serviços de corte de cabelo, barba e unhas, que possuem custos menores. A grande sacada foi oferecer um mix de produtos, seja uma cerveja artesanal ou até mesmo itens para home care, para um cuidado em casa com óleos e hidratantes mais sofisticados. Tudo isso tem garantido uma performance financeira bem interessante para os pequenos negócios que atuam no segmento”, contou.

De acordo com a analista do Sebrae, a expectativa é que o segmento de embelezamento só volte a alcançar o faturamento do período pré-pandemia a partir do 2º semestre do ano.

“Não podemos esquecer que as orientações a respeito dos cuidados sanitários continuam valendo e com eles as medidas que restringem – por exemplo – o atendimento simultâneo de muitos clientes. Apesar disso, já podemos observar uma recuperação dos pequenos negócios quando comparamos o faturamento atual e o registrado nos momentos mais críticos da pandemia”, ressaltou.

De acordo com as pesquisas realizadas pelo Sebrae, em parceria com a FGV, em um primeiro momento as perdas no faturamento no setor de embelezamento chegaram a 89%. Atualmente, o monitoramento aponta que já houve uma ligeira recuperação, com uma receita que, em média, encontra-se em torno de 50% quando comparado ao período anterior à crise.

Fonte: Jornal Diário do Comércio – SP

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob