Reprodução/Felton Davis (via Flickr) -27.dez.2020 - Foto ilustrativa do imunizante da BioNTech/Pfizer. Governo já tem contrato para outras 100 milhões de doses

Início da entrega ainda em 2021

Para vacinação contra covid em 2022

Poder 360

O Ministério da Saúde busca adquirir mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19. A informação foi divulgada pela CNN Brasil nessa 3ª feira (20.abr.2021) e confirmada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, via redes sociais.

O governo federal já tem contrato para 100 milhões de doses do imunizante. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil deve receber pelo menos 13,5 milhões de doses até junho.

De acordo com a CNN, o novo lote de 100 milhões começará a ser entregue ainda em 2021, a partir de outubro. O objetivo é ter estoque para a campanha de imunização de 2022, considerando que a vacinação contra o coronavírus pode se tornar recorrente.

A discussão teria começado a cerca de 20 dias e pelo menos 3 reuniões sobre o assunto teriam sido realizadas.


A vacina da Pfizer

A vacina da Pfizer já tem o registro definitivo para uso no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Tem mais de 90% de eficácia contra o coronavírus.

O imunizante usa a tecnologia de RNA mensageiro -uma espécie de molécula que carrega as instruções para a produção de uma proteína do coronavírus, o que permite ao sistema imunológico aprendes a reconhecer e neutralizar o patógeno. A vacina é aplicada em duas doses.

De acordo com documento divulgado pelo Ministério da Saúde, o custo aos cofres públicos, no 1º contrato, foi de US$ 10 por dose. A vacina precisa ser mantidas em temperaturas muito baixas, o que dificulta a logística de distribuição.

A Anvisa flexibilizou as normas de armazenamento da vacina. Agora, os frascos podem ser mantidos em temperaturas de -25ºC a -15ºC por até duas semanas. Antes, só podiam ser armazenados de -90ºC a -60ºC.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob