Ministro diz que pode comprar Coronavac

O Estado de S.Paulo

Jornalista: Mateus Vargas

10/12/20 - À CNN, Pazuello também mudou o tom sobre a compra da Coronavac. Ele confirmou que o imunizante será comprado, caso receba registro da Anvisa: “Coloco isso, tem sido repetido pelo presidente da República, a vacina que estiver registrada na Anvisa, garantida a sua eficácia e segurança será comprada para todos os brasileiros. Sim, essa é a resposta (sobre a compra da Coronavac).”

 

A compra da vacina do Butantã é assunto espinhoso para Pazuello desde outubro, quando foi desautorizado por Bolsonaro e teve de recuar de proposta de compra do produto, que chegou a chamar de “vacina brasileira”. Em reunião com governadores feita no Palácio do Planalto anteontem, Pazuello disse que, além do registro, teria de conferir a demanda e o preço da Coronavac para decidir sobre a compra. Mais tarde, disse em pronunciamento que cabe ao governo federal planejar a imunização no País, cobrou união, mas ignorou a Coronavac.


O governo Jair Bolsonaro aposta na vacina da Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. A Fiocruz trabalha para incorporar a tecnologia e produzir doses desse imunizante. Mas os cientistas responsáveis pelo desenvolvimento da vacina já reconheceram erros nos testes iniciais e a necessidade de ampliar ensaios clínicos para medir a eficácia, o que deve atrasar o registro. Além disso, a pasta espera receber doses para 10% da população por meio da Covax Facility, consórcio liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na soma, o governo espera ter 300 milhões de doses de vacinas em 2021. A expectativa é de imunização em duas doses. /M.V.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob