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Natura utiliza matérias-primas extraídas da Amazônia. (Foto: Tarso SARRAF / AFP via Getty Images)

A Natura &Co, gigante brasileira na produção e venda de produtos cosméticos, controladora das marcas Natura, Avon, Body Shop e Aesop, já é conhecida por buscar estimular práticas sustentáveis em sua cadeia de produção. Mas com o crescimento de sua atuação, a empresa mira fazer ainda mais, e estabeleceu um plano ousado para investir R$ 4,3 bilhões nos próximos dez anos para ajudar a acabar com o desmatamento da Amazônia.

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Os planos foram contados ao UOL pelo presidente-executivo do conselho e CEO da Natura&CO, Roberto Marques.

"Nossa posição é clara. Nosso compromisso daqui para 2030 é que um dos pilares é a proteção da Amazônia", disse Marques ao portal de notícias. "Obviamente, não depende só da Natura. A gente acredita que tem o papel de dialogar com outros atores."

A Natura, que teve receita de R$ 14 bilhões em 2019, também estipulou as metas de zerar suas emissões de carbono até 2030, além de certificar toda a produção de suas quatro empresas, dentro dos critérios de produção sustentável aceitos por organismos internacionais.

Como empresa multi bilionária, a empresa vive um desafio: a necessidade de proteger o meio-ambiente ao mesmo tempo em que o explora para obter matéria-prima, e também criar relações justas com fornecedores locais, que possuem estruturas muito menores.

Segundo Marques, a empresa trabalha com 33 comunidades na Amazônia, e apenas nessa região, impacta 22 mil pessoas. A empresa diz que planeja dobrar seu investimento anual, atualmente de R$ 30 milhões, nessas comunidades.

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