Comunidades vulneráveis de Belém, PA, entre elas a Vila da Barca, serão beneficiadas com melhorias na infraestrutura de água e saneamento, campanhas educativas, capacitação de professores e gestores e distribuição de absorventes

A RD-RaiaDrogasil, por meio da sua marca Needs, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) se uniram para contribuir com a dignidade menstrual de comunidades vulneráveis de Belém, PA, entre elas a Vila da Barca. Intitulado #PraQuemMestrua, o movimento irá atuar em iniciativas divididas em três pilares principais: contribuir com a transformação cultural da comunidade; melhorar a infraestrutura local com construção estações de lavagens das mãos ; e capacitar profissionais de educação.

“Apoiar o debate acerca da dignidade menstrual é entender que esse não é um problema apenas da falta de absorvente, mas uma questão muito mais ampla, que tem suas raízes na desigualdade social. A parceria com o UNICEF é mais uma iniciativa para reforçar nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das comunidades mais vulneráveis do País e deixar um legado de cuidado e empoderamento para as pessoas que menstruam”, explica Giuliana Ortega, Diretora de Sustentabilidade da RaiaDrogasil.

Dados do estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, feito pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o UNICEF mostram que, no Brasil, mais de 4 milhões de meninas sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas e 713 mil não possuem banheiro ou chuveiro em casa.

Entre as iniciativas previstas, estão a distribuição de cartilhas educativas; rodas de conversa com moradores e familiares; formação de grupos de apoio; mapeamento, seleção e construção de estações de lavagem de mãos; treinamento junto à comunidade sobre práticas de higiene; e capacitação de profissionais da educação que atuam na região. Um aspecto importante da campanha é garantir que pessoas que menstruam passem por este momento com dignidade, com acesso aos insumos necessários e informação de qualidade.

O investimento será realizado por meio da destinação de parte das vendas de absorventes da marca Needs, que estarão à venda a partir de setembro nas mais de 2.400 lojas físicas e no e-commerce da Droga Raia e da Drogasil, e pela alocação de fundos da RaiaDrogasil na estratégia Wash, do UNICEF, que contribui para transformar áreas vulneráveis em ambientes adequados às crianças e adolescentes, com banheiros, água, saneamento e distribuição de itens de higiene pessoal.

“Estamos estreando a marca Needs na linha de absorventes e escolhemos essa parceria com o UNICEF como pontapé inicial para reforçar o DNA social que acompanha a RaiaDrogasil em toda a sua história”, completa Renata Mascarenhas, diretora de marcas próprias da RaiaDrogasil.

A expectativa do projeto é de impactar, até o fim do ano, oito escolas, e apoiar na reabertura segura e com proteção para 1.600 crianças e adolescentes. Além disso, no mínimo 80 gestores e profissionais da educação serão capacitados para abordar a prevenção e o controle de infecções e 16 novos pontos de água e saneamento serão entregues, em apoio a escolas e crianças das comunidades mais vulneráveis afetadas pelos impactos imediatos e secundários da pandemia da covid-19 em Belém.

Fonte: Portal SEGS

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob