NETWORKING: POLÍTICA OU POLITICAGEM?

Colunista: Jéssica Araújo

9849679081?profile=originalVocê já deve ter ouvido alguém falar que fazer networking é uma maneira de “puxar o saco”, de fazer política dentre muitas definições em que as pessoas às vezes ficam constrangidas para praticar e não sabem como fazer. Em muitos casos, o networking é utilizado quando você se desliga da empresa em que está e precisa fazer contatos para se recolocar.

Antes de mais nada, como definição, política vem do grego "pólis" que significa cidade. A política é a arte de governar, de gerir os destinos da cidade e é a atividade de excelência relacionada a vida pública. Já politicagem é como uma política "mesquinha" de interesses pessoais sendo, portanto, a política que tem por interesse, atender aos interesses pessoais ou trocar favores particulares em benefício próprio.

Veja que já temos uma grande diferença. Ao contrário do que muitos pensam, fazer política faz parte e deve ser um excelente recurso de destaque da vida pública, isto é, a vida pública que temos na convivência no trabalho e manutenção da nossa imagem. Você é uma pessoa pública onde trabalha, no seu departamento, no seu segmento. A diferença de um político comum é somente o alcance das pessoas. Por isso que ser político no mundo corporativo é interagir de maneira harmoniosa com todos da sua equipe bem como, com as áreas relacionadas e com o mercado. E sim, faz parte dessa definição o networking em cuidar da maneira como os outros o veem e podem se lembrar de você em oportunidades de carreira e novos negócios.

Também é importante mencionar que o networking é e deve ser uma prática constante e perene onde ocorre mesmo e sempre que você estiver satisfeito na sua posição, assim você cria laços para quando precisar no futuro, como por exemplo numa recolocação. E, vemos de forma bem diferente o comportamento das pessoas em que somente quando estão desesperadas, em busca de um novo trabalho, é que mandam seus contatos e expertises. Não era mais fácil já provisionar relações relevantes no seu dia a dia antes mesmo de bater a necessidade? Isso é a política que te dá. Portanto, não é feio ser político. É feio fazer politicagem. Na politicagem, esse jogo é egoísta e aí sim, inescrupuloso.

Quando se trata de carreira, você é o principal responsável pelos acontecimentos. Faça essas reflexões:

  • Você sabe qual imagem você transmite?
  • Essa imagem está de acordo com o que você quer transmitir? (Se não está de acordo você pode fazer algo para reverter, mas, precisa saber o que há de errado!)
  • As pessoas sabem que caminho você gostaria de seguir? (principalmente seu gestor, o RH, as pessoas de áreas correlacionadas, pares. Só assim você verbaliza e pode receber propostas para evoluir. Quando você não diz, as pessoas não têm como adivinhar)
  • Você traçou seu objetivo final e seus objetivos meio?

Se você não tem clareza dessas respostas, o networking sempre vai parecer politicagem. Porque faltarão argumentos e lógica. Não deixe que somente escolham você. Faça você suas próprias escolhas e com elas alinhe com as escolhas da empresa, do mercado e do seu negócio.

Sobre a autora

 

Jéssica Araújo é técnica em nutrição, farmacêutica e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Também atua em Educação e Treinamento na Abbott Farmacêutica, com passagens pela Catarinense Pharma, Pfizer, Libbs e EMS

OUTROS ARTIGOS DA AUTORA VEJA AQUI

___________________________________________________________

Este artigo é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica da Rede Social Dikajob.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob