Perda de pesoFoto: Zave Smith (Getty Images)

Uma dose por semana de uma injeção, chamada semaglutida, pode ajudar na perda de até 12% do peso corporal em cerca de um ano e meio, aponta estudo

Maggie Fox, CNN

O FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos - órgão semelhante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, aprovou um medicamento injetável para diabetes para controle de peso a longo prazo.

"Esta injeção sob a pele é a primeira droga aprovada para controle crônico de peso em adultos com obesidade em geral ou sobrepeso desde 2014", disse o FDA em um comunicado na sexta-feira (4).

Estudos demonstraram que uma dose por semana da injeção, chamada semaglutida, pode ajudar na perda de até 12% do peso corporal em cerca de um ano e meio.

A semaglutida, a ser vendida sob a marca Wegovy pela fabricante Novo Nordisk, afeta um hormônio chamado peptídeo-1 semelhante ao glucagon e aumenta a produção de insulina. Mas também parece suprimir o apetite.

Segundo o FDA, novos tratamentos para a obesidade são necessários. "Aproximadamente 70% dos adultos americanos têm obesidade ou sobrepeso. Ter obesidade ou sobrepeso é um sério problema de saúde associado a algumas das principais causas de morte, incluindo doenças cardíacas, derrame cerebral e diabetes, e está relacionado a um risco aumentado de certos tipos de câncer", disse a agência no comunicado.

“A perda de 5% a 10% do peso corporal por meio de dieta e exercícios foi associada a um risco reduzido de doenças cardiovasculares em pacientes adultos com obesidade ou sobrepeso”.

Pessoas sem diabetes que tomaram o medicamento perderam em média 12,4% do peso corporal inicial ao longo de 16 meses, em comparação com aqueles que receberam um placebo. Pacientes com diabetes que testaram a droga perderam 6,2% a mais de seu peso corporal em comparação com pessoas que receberam injeções sem o medicamento.

Poucos medicamentos são aprovados nos Estados Unidos especificamente para perda de peso. Eles incluem orlistate, vendido sob a marca Xenical, que ajuda a reduzir a quantidade de gordura que o corpo absorve; Qsymia, um medicamento que combina o redutor de apetite fentermina com o anticonvulsivo topiramato; Contrave, que combina a droga anti-dependência naltrexona com o antidepressivo bupropiona; e liraglutida ou Saxenda, um medicamento para diabetes semelhante à semaglutida.

Este é um texto traduzido, para ler o original, em inglês, clique aqui.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob