NotCo capta US$ 85 milhões e acelera no Brasil e nos EUA

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Valor Econômico 
Jornalista: Maria Luíza Filgueiras

09/09/20 - A startup de alimentos à base de plantas NotCo acaba de concluir uma rodada de captação de US$ 85 milhões, liderada pelos fundos Future Positive, veículo de investimento de Fred Blackford e Biz Stone, cofundador do Twitter, e L-Catterton, maior investidor mundial em marcas de bens de consumo.

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Com o aporte, a empresa chilena que já tem em sua base acionária nomes como a Bezos Expedition, de Jeff Bezos, a Maya Capital e a Kaszek Ventures, totaliza US$ 118 milhões levantados desde que foi criada, em 2015. A companhia planeja usar o capital para crescer no Brasil e nos Estados Unidos.

A captação já tinha sido iniciada antes da pandemia, que acabou alongando o prazo de negociações, mas tornando o capital ainda mais estratégico. A companhia viu o consumo de alimentos veganos dar um salto no período de quarentena e alterou seus planos de crescimento. A NotCo não revela números, mas movimento semelhante de demanda foi reportado em concorrentes como as americanas Impossible Foods e Beyond Meat e a brasileira Fazenda do Futuro, que viram aumentos de até 60% no período em alguns produtos.
“A preferência do consumidor está mudando muito rápido. Vemos mudanças de tendências projetadas para 10 anos acontecendo em cinco meses”, disse Matías Muchnick, cofundador e presidente da NotCo, ao Valor. A companhia identificou que, com home office, as pessoas ficaram mais preocupadas com a comida, o impacto da alimentação na saúde a produção dos alimentos. Suas vendas, que eram apenas 10% na internet e 90% em pontos físicos, passaram a vir 40% do canal on-line.

“A maioria das pandemias tem origem animal, como gripe aviária, gripe suína, e agora na suspeita de consumo proibido de alguns de animais na Ásia”, diz Muchnick. “É uma janela importante para alimentos à base de plantas.”

No Brasil, essa expansão passa pelo maior conhecimento da marca pelos consumidores - a companhia, que chegou ao país há pouco mais de um ano, vai investir em pesquisa e desenvolvimento, marketing e recursos humanos e quer aumentar a capilaridade no mercado nacional e a rede de pequenos e grandes varejistas que vendem seus produtos.

Ao invés de seguir o plano de criar e lançar 50 novos produtos, a NotCo estabeleceu oito produtos que passaram a ser prioridade. “Vamos focar agora, com uma gama menor de inovação em diferentes categorias, mas com uma linha maior e melhor nas linhas em que estamos”, diz.

A NotCo produz leite, maionese, sorvete e hambúrguer veganos - vendidos no Brasil, no Chile e na Argentina. Para ingressar nos Estados Unidos, a aposta mais forte é o hambúrguer. Antes da pandemia, havia planos de entrar, em breve, na categoria de peixes e frutos do mar, com um substitutivo para produtos como atum, salmão e carne de caranguejo.

A empresa também observava com atenção o setor fármaco, no qual tem desenvolvido potenciais parcerias com fabricantes tradicionais de alimentos, que podem utilizar o “não leite” em pó em receita de bolo pronto, por exemplo.

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