9849633271?profile=original

A iniciativa Cardio Talents prevê a capacitação de jovens profissionais para o trato da Insuficiência Cardíaca, uma das principais causas de internação no Sistema Único de Saúde

A Novartis, líder global em medicamentos, está promovendo o curso “Cardio Talents”, programa de educação continuada destinado a médicos residentes de cardiologia. Com foco em Insuficiência Cardíaca (IC), a capacitação é gratuita, online e terá início na segunda-feira, 3 de maio. As aulas serão ministradas por profissionais renomados na área, como a Dra. Marcely Gimenes Bonatto, médica cardiologista e chefe do Serviço de Insuficiência Cardíaca e Transplante de Coração da Santa Casa de Curitiba.

Com um total de cinco encontros com duração de 50 minutos cada, o curso vai abranger temas como fisiopatologia da Insuficiência Cardíaca (IC), diagnóstico e manejo de eventos adversos. Atualmente, no Brasil, cerca de 3 milhões de pessoas convivem com a doença¹, que tem como alguns de seus fatores de risco a má alimentação, sedentarismo, hipertensão, diabetes e histórico familiar de doença cardíaca². A patologia também é atualmente uma das principais causas de internação do SUS.

“A Insuficiência Cardíaca está fortemente ligada ao envelhecimento da população, já que pessoas a partir de 65 anos são as mais propensas a desenvolverem o quadro. Com isso, é muito importante que residentes saibam manejar esses pacientes”, conta a Dra. Marcely. “Embora seja uma doença crônica, grave e sem cura, a qualidade de vida do paciente pode ser devolvida com mudanças no estilo de vida, adesão ao tratamento adequado e acompanhamento médico, que impactam também na redução de mortalidade e no aumento da expectativa de vida”, adiciona a cardiologista. “Por isso é tão importante estar preparado para lidar com a IC, sobretudo os jovens profissionais”, completa.

As inscrições para o Programa Cardio Talents podem ser feitas online pelo site www.programacardiotalents.com.br. Em todas as aulas será possível esclarecer dúvidas e compartilhar experiências na Insuficiência Cardíaca, além de mensurar o aprendizado ao final de cada módulo. O curso contará ainda com emissão de certificado e serão disponibilizadas para os participantes 30 inscrições para o Congresso Brasileiro de Cardiologia 2022, de acordo com os critérios de seleção do programa.

Agenda do curso:

Aula 1 - Fisiopatologia Da Insuficiência Cardíaca, Diagnóstico e Diretrizes
Data: 3/5/2021
Ministrada pelo Dr. Felipe Albuquerque (CRM-RJ 76069-2), preceptor da Residência Médica em Cardiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ; professor Colaborador da Disciplina de Cardiologia da FCM-UERJ; membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia; fellow da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Aula 2 – Diagnóstico, Funcional, Morte Súbita
Data: 7/6/2021
Ministrada pelo Dr. Flávio de Souza Brito (CRM-SP 119.884), especialista em Insuficiência Cardíaca, Transplante Cardíaco e Pesquisa Clínica Cardiológica; coordenador do Centro de Pesquisa Clínica INDACOR (Indaiatuba SP); cardiologista clínico responsável pelo Programa de Transplante Cardíaco do HC-UNESP (Botucatu-SP).

Aula 3 - Insuficiência Cardíaca Aguda Descompensada (ICAD)
Data: 5/7/2021
Ministrada pela Dra. Marcely Gimenes Bonatto (CRM-PR 29.594), médica cardiologista e chefe do Serviço de Insuficiência Cardíaca e Transplante de Coração da Santa Casa de Curitiba.

Aula 4 - Manejo De Eventos Adversos De Entresto® (Disfunção Renal e Hipotensão)
Data: 2/8/2021
Ministrada pela Dra. Carolina Casadei (CRM-SP 127.011), médica cardiologista especialista do setor de insuficiência e transplante cardíaco do Instituto Dante Pazzanese e do Hospital do Coração.

Aula 5 - Remodelamento Cardiovascular e Desfecho do CC
Data: 30/8/2021
Ministrada pelo Dr. Otávio Rizzi Coelho Filho (CRM-SP 109.063), médico cardiologista da Unicamp; médico da Equipe de Transplantes Cardíacos do HC; Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Referências

Stevens B, Pezzullo L, Verdian L et al. The Economic Burden of Heart Diseases in Brazil. World Congress of Cardiology & Cardiovascular Health 2016 Poster code: PS023.
Gossec L, Smolen JS, Ramiro S et al. European League Against Rheumatism (EULAR) recommendations for the management of psoriatic arthritis with pharmacological therapies: 2015 update. Ann Rheum Dis. 2016 Mar;75(3):499-510.

Sobre a Novartis

A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como empresa líder global em medicamentos, utilizamos ciência inovadora e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Em nossa busca por novos medicamentos, estamos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 105 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob