O logotipo da empresa é visto na nova fábrica de células e terapia genética da farmacêutica suíça Novartis em Stein, Suíça, 28 de novembro de 2019. REUTERS / Arnd Wiegmann / Foto de arquivo

by John Miller | REUTERS

  • A terapia da Novartis aumentou a sobrevivência de vítimas de câncer de próstata
  • Farmacêutica suíça vem se expandindo na medicina nuclear
  • O médico de Sloan Kettering chama o resultado de 'uma transformação no atendimento'


ZURIQUE, 3 de junho (Reuters) - Homens com uma forma mortal de câncer de próstata avançado que falharam em outros tratamentos sobreviveram quatro meses a mais depois de receber uma radioterapia experimental voltada para o tumor da farmacêutica suíça Novartis (NOVN.S) , mostraram dados divulgados na quinta-feira.

A terapia com Lu-PSMA-617 da empresa aumentou a sobrevida global mediana (OS) para 15,3 meses em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração, de acordo com dados divulgados na reunião anual da American Society of Clinical Oncology de 2021.

Isso em comparação com 11,3 meses para os homens que receberam cuidados padrão.

Os homens que receberam o tratamento também viveram em média 8,7 meses sem que o câncer progredisse, mais do que o dobro da sobrevida livre de progressão (PFS) de 3,4 meses daqueles que não o fizeram, mostraram os dados.

A Novartis anunciou o prolongamento da sobrevida do medicamento em março, mas esta é a primeira vez que dados específicos foram divulgados. consulte Mais informação.

A terapia associa um isótopo radioativo, lutécio-177, com meia-vida de menos de sete dias, a uma pequena molécula de droga, PSMA-617, que se liga a um antígeno expresso em grandes quantidades pelas células do câncer de próstata, com o objetivo de matar eles de uma forma direcionada, limitando os danos às células saudáveis ​​circundantes.

"Este trabalho representa uma transformação no tratamento de indivíduos com câncer de próstata metastático resistente à castração", disse o Dr. Michael Morris, especialista em câncer de próstata do Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova York, que presidiu o comitê científico do estudo.

A farmacêutica com sede na Suíça planeja apresentar o Lu-PSMA-617 para aprovação este ano.

A Novartis, que recebeu a terapia quando comprou o Endocyte há três anos por US $ 2,1 bilhões, tem um gabinete crescente de medicamentos radioligantes que também inclui o Lutathera já aprovado.

O câncer de próstata muitas vezes pode ser tratado por meio de cirurgia, radioterapia ou terapia hormonal que impede a produção de testosterona que direciona o tumor ou atinge as células do câncer de próstata.

O câncer de próstata metastático resistente à castração, no entanto, resiste a esse tratamento hormonal, tornando-o difícil de tratar - e um alvo potencialmente lucrativo. A Novartis eventualmente vê o Lu-PSMA-617 atingindo US $ 1 bilhão em vendas anuais.

"Homens com câncer de próstata metastático têm aproximadamente três em dez chances de sobreviver cinco anos", disse John Tsai, o principal desenvolvedor de medicamentos da Novartis, acrescentando que os dados divulgados na quinta-feira confirmam as perspectivas da terapia como uma nova opção para ajudar a aumentar a taxa de sobrevivência.

Reportagem de John Miller; Edição de Lisa Shumaker
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob