9849692899?profile=original

A Novartis afirmou nesta quarta-feira (9/11) que entrará “com o com o aviso de pedido de reconsideração” após ter sido informado sobre publicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao tabelar o valor de fábrica do Zolgensma no Brasil. De acordo com o órgão, o medicamento não deve custar mais do que R$ 2,8 milhões, o que representa uma redução de 76,7%. As informações são do Metrópolis.

Até então, produto era comercializado por cerca de R$ 12 milhões, o que o transformou no “medicamento mais caro do mundo”. O Zolgensma é usado no tratamento de crianças com Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença genética que compromete o sistema nervoso e leva à morte já nos primeiros anos de vida, caso não tratada. Este remédio é a única esperança para crianças que são diagnosticadas com essa patologia rara.

“A Novartis celebra a agilidade nos processos das agências reguladoras, Anvisa e CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), na aprovação das terapias gênicas no Brasil. Com relação ao preço do Zolgensma, a companhia recebeu o parecer e entrará com o aviso de pedido de reconsideração”, informa a farmacêutica em nota.
Ainda de acordo com a nota, “a companhia reitera o seu compromisso com o Brasil e toda a comunidade de AME no país, e está trabalhando incansavelmente para superar desafios técnicos, investindo na construção em conjunto de soluções que tornem o acesso ao Zolgensma mais sustentável e abrangente à população, respeitando sempre as legislações locais e em um diálogo aberto e transparente com os órgãos responsáveis”, frisou.

Apesar do preço fixado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), a medida para reduzir o preço final não entrará em vigor imediatamente. Isso porque o chamado Preço Máximo ao Consumidor (PMC) ainda não foi tabelado. Além disso, a empresa AveXis, do grupo farmacêutico suíço Novartis, dona da patente, tem a possibilidade de recorrer da decisão da agência reguladora.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob