Novo indicador de atividade física ajuda a evitar ganho de peso

Novo indicador de atividade física ajuda a evitar ganho de peso

Há anos alguns cientistas vêm alertando que o sistema de contagem de calorias está errado.
[Imagem: Sasin Tipchai/Pixabay]
by Diário da Saúde

Indicador de atividade física

Pesquisadores noruegueses desenvolveram uma nova métrica que pode substituir a tradicional visão da "queima de calorias" para avaliar uma atividade física.

Batizado de IAP (Inteligência da Atividade Pessoal), o indicador foi idealizado para rastrear o quão fisicamente ativa uma pessoa é durante a semana.

De cálculo bastante simples, o IAP pode ser medido com praticamente qualquer aparelho que possa lhe fornecer sua frequência cardíaca.

Em seus estudos, os pesquisadores mostram que uma atividade física equivalente a 100 IAP por semana pode neutralizar o ganho de peso excessivo - esta pesquisa de avaliação incluiu mais de 85.000 noruegueses saudáveis, que foram acompanhados por mais de 20 anos.

"Anteriormente, descobrimos que 100 IAP por semana podem nos dar uma vida mais longa e saudável sem doenças cardiovasculares. Nosso novo estudo mostra que o IAP também pode ajudar as pessoas a manterem um peso corporal saudável," disse o pesquisador Javaid Nauman, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Inteligência de Atividade Pessoal

O índice IAP (Inteligência de Atividade Pessoal) mede toda a atividade física que faz com que a frequência cardíaca aumente acima de um determinado nível.

Quanto mais alta sua frequência cardíaca, mais rápido você ganha pontos IAP.

O algoritmo IAP calcula uma pontuação semanal com base no perfil pessoal e nas variações da frequência cardíaca durante o período. Para facilitar, a equipe desenvolveu e disponibilizou gratuitamente o aplicativo PAI Health (Personal Activity Intelligence), que está disponível para iPhone e Android, que facilita o cálculo da pontuação.

"Já sabemos que a atividade física é uma estratégia eficaz para minimizar ou prevenir o ganho de peso em adultos. O novo estudo, e estudos anteriores do IAP, indicam que o IAP pode orientar as pessoas para que obtenham atividade física suficiente a cada semana para evitar os riscos à saúde do ganho de peso excessivo," disse Nauman.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Association between Personal Activity Intelligence (PAI) and body weight in a population free from cardiovascular disease - The HUNT study.
Autores: Sophie K. Kieffer, Javaid Nauman, Kari Syverud, Hege Selboskar, Stian Lydersen, Ulf Ekelund, Ulrik Wisloff
Publicação: The Lancet Regional Health - Europe
Vol.: 5, 100091
DOI: 10.1016/j.lanepe.2021.100091
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob