Novo teste identifica 87% do câncer existente desconhecido

naom_5751d9a902228.jpg?width=590

Um estudo de investigação clínica, liderado pelo médico Manel Esteller, criou um teste epigenético de aplicação imediata

O estudo, publicado na revista Lancet Oncology, permitiu desenvolver e validar o primeiro diagnóstico epigenético (extra informação genética) para pessoas com câncer de origem desconhecida -- um câncer agressivo que provoca metástase antes de o tumor primário se evidenciar.

O novo sistema diagnóstico desenvolvido foi desenvolvido por Manel Esteller, diretor do Programa de Epigenética e Biologia do Câncer do Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge, em Barcelona.

O teste, que pode determinar entre cinco e 10 dias a origem do tumor, vai ser comercializado em todo o mundo pela farmacêutica Ferrer.

O teste mostrou até agora ser uma potente ferramenta para identificar o tumor primário em pessoas com cancro de origem desconhecida e em consequência permite acelerar o processo de diagnóstico e abre a porta para a escolha de um medicamento específico dirigido ao tipo de tumor.

"Agora o doente não será tratado 'às cegas', mas poderá receber uma terapia muito mais específica para o tipo tumoral que tiver", afirmou Manel Esteller.

O investigador salientou que o teste não é uma descoberta a "desenvolver nos próximos anos", mas que já pode ser aplicado.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob