'O economista da saúde'

O Globo
Jornalista: Juliana Castro, Juliana Dal Piva e Ana Lúcia Azevedo


17/04/20 - Quem acompanhou os bastidores da saída de Luiz Henrique Mandetta do ministério da Saúde sabe que uma das principais razões para a escolha do oncologista Nelson Teich é o perfil discreto. Nas palavras de um amigo de Bolsonaro e do novo ministro, o presidente estava incomodado com um subordinado que disputava holofotes com ele e tem convicção de que Teich não fará isso pois jamais teve atuação política. Mal usa as redes sociais. Para os profissionais de Saúde que o conhecem, o grande desafio dele vai ser atravessar a pandemia e ao mesmo tempo conhecer o Sistema Único de Saúde, com o qual ele pouco trabalhou, além de manter a defesa do isolamento horizontal.

Em artigo recente sobre a pandemia do novo coronavírus, o oncologista Nelson Teich se mostrou a favor do isolamento horizontal, como Mandetta. "Diante da falta de informações detalhadas e completas do comportamento, da morbidade e da letalidade da Covid-19, e com a possibilidade do Sistema de Saúde não ser capaz de absorver a demanda crescente de pacientes, a opção pelo isolamento horizontal, onde toda a população que não executa atividades essenciais precisa seguir medidas de distanciamento social, é a melhor estratégia no momento", escreveu ele no dia 3 de abril.

De acordo com o médico, o isolamento vertical, defendido por Bolsonaro, "tem fragilidades e não representaria uma solução definitiva para o problema". Alinhado com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a atual gestão do ministério, Teich defende a testagem em massa como estratégia de enfrentamento à Covid-19. Médicos, porém, argumentam que essa defesa da testagem em massa enfrentará os limites do próprio SUS, um sistema grande e complexo.

Antes da chegada ao cargo, ele chegou a colaborar com a campanha de Bolsonaro em 2018, e, mais recentemente, com a equipe de Mandetta. De setembro de 2019 até janeiro deste ano, foi consultor do ministério da Saúde junto ao assessor Denizar Vianna, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Vianna é antigo conhecido de Teich. Os dois foram sócios na MDI Instituto de Educação e Pesquisa. De acordo com a Receita Federal, a empresa foi aberta em 2009 e baixada em fevereiro do ano passado.

Ele desembarcou em Brasília na manhã desta quinta-feira para o encontro com o presidente Jair Bolsonaro, com quem se definiu “alinhado”. O médico teve, segundo relatos, apoio do chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Fabio Wajngarten. Além disso, ele teria a indicação do empresário Meyer Nigri, dono da construtora Tecnisa, também estaria atuando por Teich. A indicação foi respaldada também pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo senador Flavio Bolsonaro, filho mais velho do presidente.

Médico formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ele é descrito por ex-colegas como uma pessoa extremamente discreta, técnica e com um currículo com estatura para o cargo. Depois da faculdade, ele fez oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Também é doutor em Ciências da Saúde e Economia da Saúde pela Universidade de York, do Reino Unido e chegou a prestar consultoria para o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

A escolha para o posto aconteceu em poucos dias. De acordo com aliados do presidente, o nome do oncologista surgiu na segunda-feira. A rapidez com que Teich foi oficializado no posto gerou, no entanto, desconfiança até mesmo entre aliados de Bolsonaro. Embora a relação com Mandetta estivesse insustentável, a avaliação era de que o presidente deveria fazer “mais entrevistas” com os cotados. Teich e Bolsonaro tiveram apenas um encontro, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia em foi apresentado como o novo chefe da Saúde. O novo ministro agradou por chegar para a reunião com um plano de ação, especialmente destacando a necessidade de se discutir a saúde de forma integrada à economia.

Teich trilhou o roteiro de uma carreira de sucesso, mesmo tendo mudado de rumo radicalmente quando trocou a oncologia pela economia e virou empresário. Em 1990, fundou as Clínicas Oncológicas Integradas (COI), um lugar em que, segundo uma amiga daquele tempo, “todos os médicos queriam trabalhar”. Os médicos tinham participação societária, podiam fazer pesquisa, a excelência era estimulada. Por essa época, ele deixou a prática da oncologia e passou a querer ser identificado como um “economista da saúde” .

O COI deu tão certo - um empreendimento descrito como um verdadeiro império em medicina - que Teich recebeu uma proposta por ele e o vendeu em 2015 para a UHG/Amil. Ele continuou a ocupar a presidência até 2018. Agora ele é sócio de uma consultoria de serviços médicos chamada Teich Health Care. Ele também trabalhou na Agência Nacional de Saúde (ANS) e seu trabalho foi considerado bem-sucedido na estruturação de redes de atenção oncológica na rede privada.

A professora da Lígia Bahia, professora da Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFRJ, diz que Teich tem envergadura para ocupar o cargo, “é uma pessoa focada em gestão de saúde”, mas enfrentará a inexperiência com o SUS:

— Tudo dependerá da autonomia que ele terá e do que negociou com o presidente Bolsonaro para assumir um posto que pode se tornar um desastre se mal conduzido — afirma ela,

Lígia Bahia compara a situação do ministro à do timoneiro do Titanic ao se aproximar do iceberg: - A diferença é que ele sabe que o iceberg, a pandemia de Covid-19, está lá, na escuridão à sua frente. Ele conhece o mundo da ciência e da medicina, tem esse conhecimento para navegar, mas terá a autonomia política para desviar do iceberg e salvar o Titanic?

Nestes dias de pandemia, Teich também enfrentará o escrutínio público. Pouco depois de seu nome ser anunciado, usuários de redes sociais resgataram um vídeo de Teich do ano passado quando ele participou do 9º Fórum Nacional Oncoguia e falou sobre as dificuldades de orçamento dos sistemas públicos que obrigavam as autoridades a fazer escolhas.

— Como você tem dinheiro limitado, você vai ter que fazer escolhas, vai ter que definir onde você vai investir. Tenho uma pessoa mais idosa, que teve uma doença crônica, avançada, e teve uma complicação. Para ela melhorar, eu vou gastar praticamente a mesmo dinheiro que vou gastar para investir em um adolescente, que está com um problema. O mesmo dinheiro, é igual, só que essa pessoa é um adolescente que tem a vida inteira pela frente e a outra pessoa idosa que pode estar no final da vida. Qual vai ser a escolha? — questionou, na ocasião.

Lígia Bahia também recordou que Teich é próximo ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e talvez tenha mais sucesso do que seu antecessor em conseguir receber o restante dos R$ 160 bilhões prometidos pelo governo à Saúde e dos quais foram repassados apenas cerca de R$ 8 bilhões. Um colega dos tempos de faculdade lembra que Teich não era apenas bom aluno. Era também um ótimo goleiro. Resta saber se o novo ministro conseguirá segurar o coronavírus.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob