Panorama_1200x800_v2.jpg

O Instituto Oncoguia, ONG que informa, apoia e defende os direitos dos pacientes com câncer e seus familiares, realiza entre os dias 4 e 7 de maio o XI Fórum Nacional de Políticas de Saúde em Oncologia. A participação é gratuita.

Com a temática Por Mais Equidade, Justiça e Empatia no mundo do câncer, o evento propõe enriquecer as discussões sobre a ampliação do acesso a tecnologias para o combate à doença, bem como os gargalos enfrentados pelos pacientes no âmbito do SUS ou da rede de saúde suplementar.

“A ideia é estimular um debate multidisciplinar, mobilizando pacientes, familiares, indústria farmacêutica, instituições de saúde, entidades de classe, sociedades médicas e órgãos públicos. Com ou sem pandemia, temos um cenário de dificuldades que exige atenção e um olhar sistêmico, inclusive no que tange às políticas públicas”, argumenta Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.

Ao longo dos quatro dias de fórum, estarão em pauta temas como as principais novidades e tecnologias existentes para diagnosticar e tratar o câncer no Brasil; os direitos dos pacientes e os desafios para garanti-los na prática; além de um panorama do país em relação ao uso de dados de qualidade e uma gestão da saúde baseada em evidências.

A programação também lançará reflexões sobre o mais recente rol de procedimentos de cobertura obrigatória dos planos, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com número recorde de incorporações, a lista contempla 24 medicamentos orais contra diversos tipos de câncer, entre eles o de mama, renal, mieloma e melanoma. Mas Luciana aponta que muitos tratamentos ficaram de fora e ainda questiona o prazo superior a três anos para essa nova atualização.

Nomes de peso
O evento contará com reconhecidos palestrantes. O painel inaugural, por exemplo, terá as presenças de Jarbas Barbosa, subdiretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e que já atuou como diretor-presidente da Anvisa. O Governo do Estado de São Paulo será representado pela atual secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Patricia Ellen. O ex-ministro da Saúde Nelson Teich também participa da programação, tanto na palestra final do primeiro dia como na abertura da agenda de 7 de maio.

Já o encerramento reunirá Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP; e Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil. “A ideia é que eles enfatizem a importância da parceria público-privada para tornar mais amigável a jornada do paciente com câncer”, destaca Luciana.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob