O Poder da Palavra Oportuna

Por Robert J. Tamasy

Anos atrás um amigo contou-me que participou de um encontro onde os líderes da cidade debatiam a possibilidade de sediar importante reunião de pessoas de todo o mundo. Lentamente a discussão enveredou para um rumo totalmente negativo. Autoridades inquietavam-se com possíveis problemas: trânsito congestionado, violência, demonstrações políticas e outras confusões. A possibilidade do evento ser acolhido pela cidade era pequena naquele momento.

Meu amigo abstivera-se de falar durante a discussão, até que um membro do Comitê se voltou para ele dizendo: Ted, você ficou calado. O que você acha?. Sua resposta foi simples e em poucas palavras:Sem bois, o celeiro fica vazio. Ele não deu explicações preferindo deixar que aquelas palavras fossem assimiladas por alguns momentos. Alguém reagiu entusiasmado: Ele está certo. Claro que teremos problemas, mas os benefícios de sediar o evento ultrapassam quaisquer desvantagens. Imediatamente o discurso mudou de direção, transformando a atmosfera do encontro.

As palavras de meu amigo foram extraídas da Bíblia, de Provérbios14.4: Onde não há bois, o celeiro (abastecido através deles), fica vazio, mas da força do boi vem a grande colheita. Passaram-se alguns dias até que um colega deu-se ao trabalho de perguntar qual a fonte de tanta sabedoria. A dramática mudança no rumo da reunião não exigiu um inspirado discurso elaborado, com apelo emocional. Palavras simples atingiram o cerne da questão com precisão cirúrgica. Palavras oportunas têm poder inacreditável, como a Bíblia nos lembra de diversas maneiras:

Algumas vezes o melhor é a ausência de palavras. Algumas pessoas ficam emocionadas com o som da própria voz, mas o silêncio pode ser o melhor discurso.Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento (Provérbios 17.28).

Diga o que for mais apropriado para o momento. Como Ted descobriu, geralmente é a combinação do que se diz e quando se diz que exerce o maior impacto. Dar resposta apropriada é motivo de alegria;e como é bom um conselho na hora certa! (Provérbios15.23).

Fale com sinceridade. Você realmente acredita no que está dizendo e leva os interesses de todos em consideração? Então, suas palavras serão bem recebidas. O coração do sábio ensina a sua boca, e os seus lábios promovem a instrução (Provérbios 16.23).

Reaja com bom senso, não com raiva. No calor do momento, alimentados pela emoção, podemos proferir palavras das quais nos arrependeremos mais tarde. Quem tem conhecimento é comedido no falar,e quem tem entendimento é de espírito sereno (Provérbios 17.27).

Expresse seus pontos de vista com cautela. Graças aos programas de rádio e televisão, somos envolvidos em um dilúvio de opiniões sobre qualquer coisa. Todo mundo está falando,
mas poucas pessoas parecem estar ouvindo. Ouça antes de falar! O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos (Provérbios 18.2).

Próxima semana tem mais!
________________________________________
Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
________________________________________
MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.
________________________________________
Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.
________________________________________
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Você já viu o rumo de uma reunião mudar, positiva ou negativamente, devido ao que um único indivíduo tinha para dizer?
2. Em alguma ocasião em que tinha a intenção de dar uma resposta ao que estava sendo dito, mas preferiu ficar calado, ficou feliz por tê-lo feito? E alguma vez você falou o que tinha em mente e se arrependeu assim que as palavras saíram de sua boca?
3. Como você se sentiu quando em algum momento você enfrentou uma situação difícil e alguém disse a coisa certa um conselho útil ou palavra de encorajamento?
4. Quais, na sua opinião, são as melhores maneiras para evitar palavras improdutivas e até mesmo destrutivas em momentos de intensa emoção?
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 10.19-21; 12.18; 13.2-3; 15.2,4; Tiago 3.3-12.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob