O Princípio do Maior e Melhor Uso

Por Ken Korkow

 

Quando trabalhava no mercado imobiliário, uma das abordagens que usávamos para avaliar o valor de uma propriedade recebia o nome de “maior e melhor uso”. Se alguém chegasse e me dissesse: “Herdei 160 acres. Por favor, diga-me quanto isso vale?”, eu lhe perguntaria: “Onde a área está localizada? Para que está sendo usada neste momento? Para o que está sendo usada a terra adjacente a ela?”

 

Se a área estivesse no meio de Nebraska, fosse plana, com bom solo, bastante água, eu diria que a propriedade valeria milhares de dólares por hectare. Entretanto, se estivesse localizada próxima ao nosso rancho em Dakota do Sul, com solo pobre, montes de pedras, terreno montanhoso, não sendo o habitat de nenhuma vida selvagem, com índice de chuvas anuais baixo, valeria apenas algumas centenas de dólares por hectare. Mas se acontecesse dos 160 hectares estarem situados no centro de Dallas, no Texas, cada um dos seus 4.047 m2 por hectare valeria uma fabulosa soma de dinheiro.   

 

Apliquemos este princípio de avaliação à nossa própria vida. Qual o maior e melhor uso para ela? Vale a pena fazer essa consideração, mas nem sempre é fácil determinar a resposta. Por exemplo, você pode apreciar jogar golfe, mas se nunca melhora seu número de tacadas, dedicar-se para ser jogador profissional não parece sábio. Fotografar pode ser um hobby que lhe dê prazer, mas se você não tem  habilidades técnicas ou talentos artísticos, provavelmente não deve tentar fazer carreira em fotografia. 

 

Olhando para minha própria vida, concluí que duas coisas fiz com naturalidade: lutar na guerra (servi como combatente no Vietnã) e ganhar muito dinheiro vendendo fazendas e ranchos. Mas já não faço nenhuma das duas coisas, porque cheguei à conclusão de que não eram o maior e melhor uso para minha vida. 

 

Não faz muito tempo li uma afirmação que me levou a pensar sobre isso: “Veja o incrível desperdício que Deus faz com Seus santos, de acordo com o julgamento do mundo. Parece que Deus planta Seus santos nos lugares mais desnecessários. E então dizemos: ‘Deus quer que eu esteja aqui porque sou muito útil para Ele’. Contudo, Jesus jamais mediu Sua vida por onde Ele era mais útil. Deus coloca Seus santos onde eles promoverão maior glória para Ele, e nós somos totalmente ineptos para julgar onde seria esse lugar” – Oswald Chambers, em “O Máximo de Mim Para Sua Exaltação”. 

 

Durante Seu tempo na Terra, Jesus possuía muitos talentos e habilidades, mas eles não determinaram o que Ele fez com a Sua vida. Ao contrário, Sua motivação primeira foi “conhecer e obedecer a vontade do Pai” (João 5.30; 6.38-40; 15.10; Marcos 12.28-30). 

 

Lutei com a pergunta: “Qual o melhor e maior uso para minha vida?”  Determinei que minha mais elevada vocação é aprender a conhecer Cristo mais intimamente e deixar intencionalmente que Ele viva em mim. Em minha opinião nada mais chega nem remotamente perto disso. E nada mais é mais empolgante e recompensador!

 

E você, tem a visão eterna que incendeia sua paixão na Terra? Todos temos responsabilidades diárias no trabalho, mas até mesmo elas deveriam ser vistas em termos de eternidade. Em Efésios 2.10 está escrito: “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus Ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que Ele já havia preparado para nós”.

 

Você está consciente das “boas obras” que Deus preparou para você fazer? 

 


Texto de autoria de Ken Korkow, que vive em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde serve como diretor regional da CBMC. Este texto foi adaptado da coluna “Fax of Life”, que ele escreve semanalmente. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)


MANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2009 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um email para liong@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão

 

1.Você está familiarizado com o conceito de “maior e melhor uso”? Se não trabalha na área imobiliária, existe um equivalente no seu campo de experiência? O que essa frase significa para você?

2.Já pensou em perguntar-se qual o maior e melhor uso para sua vida? Qual foi sua conclusão? Se ainda não o fez, que resposta daria a alguém que lhe fizesse essa pergunta?

3.O autor afirma que sua resposta a essa pergunta gira em torno de seu relacionamento com Deus. Como você reage a esse ponto de vista?

4.Como você compreende a citação de Oswald Chambers sobre o “desperdício de Deus de Seus santos”? Isso soa verdadeiro para você? Você já pensou na possibilidade de Deus considerar como “maior uso” o que é drasticamente diferente da perspectiva pragmática humana?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Salmos 139.13-16; 1Coríntios 3.9; Filipenses 3.7-10; 2Timóteo 2.15; 3.16-17; Atos 20.24

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Comentários

  •      Muito interessante o tema para reflexão,porem o que podemos perceber é uma situação obvia na vida da maioria das pessoas,que constroem uma carreira com base no mundo moderno e capitalista.

         Com base na teoria da sobrevivencia, no inicio de carreira a maioria das pessoas faz suas escolhas com foco exclusivo no capital, o que o torna um miope durante anos,ate que chegue a esta mesma conclusão,claro após ter obtido sucesso financeiro.

         Quanto ás citações bíblicas,penso que são válidas,más não devemos te-la como um dicionário para buscar respostas ás nossas frustrações.Se pensar-mos na vida como foi criada e desejada por Deus deveria-mos exercitar a palavra "Harmonia" em todos os aspectos de nossa vida.

         Enfim,após os 40 anos de vida e  tendo passado por varias experiências, sempre conciliei as duas situações.

         Tudo tem seu tempo, e penso que o termo" maior e melhor uso " também.

             

       

     

       

This reply was deleted.

Faça seu post no DikaJob