Outros destaques da ciência

Correio Braziliense

A revista Science deu destaque a outras conquistas científicas de 2020, definidas como “vice-descobertas” do ano. O periódico elegeu pesquisas em diferentes nichos, como na arqueologia, com a descoberta da arte figurativa mais antiga do mundo, e também na genética, com o tratamento de doenças sanguíneas por meio da técnica de edição de DNA CRISPR-Cas9. Essa tecnologia também foi escolhida como ganhadora do prêmio Nobel de Química em outubro.

Por meio da edição de genes, pesquisadores americanos conseguiram tratar duas enfermidades do sangue, a talassemia beta e a doença falciforme. Em ambas as complicações, ocorrem problemas na produção de hemoglobina no sangue, provocando danos à saúde, como a anemia. Os especialistas coletaram células-tronco sanguíneas defeituosas de pacientes e corrigiram as falhas por meio da CRISPR-Cas9, que consegue cortar genes específicos de uma cadeia de DNA. Em seguida, os indivíduos receberam células modificadas por meio de quimioterapia. Com o tratamento, foi possível “limpar” o sangue doente, mesmo que apenas temporariamente. Os experimentos foram feitos por pesquisadores das empresas CRISPR Therapeutics e Vertex Pharmaceuticals.

A Science também ressaltou a descoberta de desenhos pré-históricos com mais de 40 mil anos em uma caverna na ilha de Sulawesi, na Indonésia. Foram encontradas imagens de cabeças de porcos e búfalos selvagens, além de símbolos que podem representar pensamentos religiosos antigos, segundo os cientistas. O mesmo tipo de figura só havia sido visto antes na Europa. A descoberta é de autoria de pesquisadores da Universidade de Griffith, na Austrália, e foi publicada na revista especializada Nature, no início do ano.

Também entraram na seleção da Science uma pesquisa que mostrou uma capacidade cognitiva excepcional em pássaros, outra sobre a origem de explosões de rajadas rápidas de rádio (um tipo de explosão no espaço) e um estudo que relata a presença crescente de vozes negras na comunidade científica.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob