Oxford: imunizante está pronto para análise

x9059934ith.jpg.pagespeed.ic.6dYmQ3CeyY.jpg?profile=RESIZE_710x

O Globo
Jornalista: Rafael Garcia

A vacina para Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca já está apta para análise por agências reguladoras, afirmou Andrew Pollard, cientista que lidera o projeto. Pollard, que é pediatra, afirmou também que o teste clínico da vacina deve ser ampliado para voluntários infantis a partir do mês que vem.

Em seminário online nesta sexta-feira (4), o britânico não detalhou, no entanto, o status do questionamento levantado por conta de um erro de dosagem na pesquisa no anúncio feito na semana passada, mas deu a entender que o problema já foi superado.

— A análise interina que foi apresentada ao público na semana passada deve ser publicada logo em um periodico científico. De fato, ela já cumpre os requerimentos necessários a agencias reguladoras para começarem a revisar os dados e considerar se a vacina deve ou não ser licenciada em diferentes países do mundo — disse o pesquisador.

O evento virtual no qual Pollard se dirigiu ao público brasileiro foi patrocinado pela Fundação Lemann, que banca a maior parte do estudo clínico feito no Brasil.

— Além desses resultados iniciais, haverá mais dados que as agências reguladoras poderão levar em consideração para tomar uma decisão, esperamos, ao longo do mês que vem — completou.

A vacina de Oxford para a Covid-19 teve seus resultados preliminares de eficácia questionados por autoridades americanas após a empresa ter revelado que uma parte dos voluntários do teste no Reino Unido recebeu meia dosagem do imunizante, acidentalmente. A AstraZeneca afirmou na ocasião, porém, que os dados do teste receberam uma correção estatística e que o incidente não compromete a conclusão de eficácia da vacina.

Teste em crianças

Pollard afirmou também no seminário que o teste clínico da vacina deve ser ampliado para voluntários infantis a partir do mês que vem.

— Nenhuma das vacinas para Covid-19 foi testada em crianças ainda — afirmou. — Para nossa vacina, esperamos começar esses estudos em cerca de um mês, a partir de então teremos dados preliminares para analisar resposta imune e segurança.

No seminário, o cientista não respondeu a perguntas do público sobre o episódio de erro na dosagem. Porém, criticou a imprensa pela cobertura de outro episódio, quando o estudo da vacina foi interrompido após um voluntário na Grã-Bretanha ter sofrido mielite.

— Apesar de ter ampliado enormemente na mídia, esse episódio demonstra na verdade o escrutínio incrivelmente cuidadoso sobre tudo o que acontece no teste para assegurar a segurança dos voluntários — afirmou.

Pollard participou do seminário com a cientista brasileira Sue Ann Clemens, da Universidade de Siena (Itália), que é uma das coordenadoras do ensaio clínico global.

Segundo ela, o Ministério da Saúde está otimista com a perspectiva da vacina.

— Tive algumas reuniões como o ministério, e começamos a discutir também a questão da distribuição, de acesso e da capilaridade para que a população receba essa vacina — disse a pesquisadora.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob