Por Canalteh

Um paciente de 54 anos do Hospital Universitário de Salamanca, na Espanha, entrou para a história como a primeira pessoa a receber uma prótese de costelas feita em impressora 3D. O senhor, cujo nome não foi revelado, sofre de sarcoma, um tipo de câncer que afeta tecidos e ossos, tendo prejudicado seu esterno — osso localizado na parte central do peito.

Como seu esterno precisou ser completamente removido em cirurgia, junto com partes das costelas do lado direito, foi recomendada a implantação de uma prótese no lugar dos ossos, mas o formato peculiar da estrutura óssea que foi removida dificultou a criação de uma prótese tradicional. Foi quando a equipe médica do hospital teve a ideia de tentar criar a peça especial em uma impressora 3D.

108429.180081-Protese-caixa-toraxica-impressora-3D.jpg?width=590Arte que mostra como ficaria a aplicação da prótese no corpo do paciente (Reprodução: CSIRO/Anatomics)

Para criar uma prótese adequada, especialistas do laboratório de pesquisas da Australia’s Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO) criaram um modelo 3D da estrutura óssea que foi removida do paciente, fornecida por meio de exames de tomografia computadorizada de alta resolução pela equipe médica. Para fixar a prótese nos ossos verdadeiros do paciente, foram usados parafusos de titânio, mesmo material usado na impressão da peça substituta.

Prótese caixa toráxica impressora 3DPrótese criada em impressora 3D para substituir os ossos do esterno e costelas removidas do paciente de sarcoma (Reprodução: CSIRO)


A tecnologia de impressão 3D não somente permitiu a construção de uma prótese personalizada em um caso difícil para a medicina, como também trouxe o benefício da agilidade, uma vez que o processo de modelagem e impressão levaram apenas alguns dias. Outra vantagem se deu com relação aos custos, já que criar uma prótese com impressora 3D sai relativamente mais barato do que os métodos tradicionalmente utilizados.

Confira no seguinte vídeo publicado no canal do YouTube da CSIRO como o implante foi elaborado e criado com a tecnologia de impressão 3D:

Fonte: CSIRO

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob