Países europeus suspendem voos procedentes do Reino Unido

56000078_303.jpg?profile=RESIZE_710x

Voos vindos do Reino Unido são suspensos em alguns países europeus após descoberta de variante do coronavírus

Relatos de surgimento em solo britânico de variante do coronavírus que seria 70% mais infecciosa leva vários países a adotarem o bloqueio. Holanda, França, Bélgica, Alemanha, Áustria e Itália anunciam suspensão

DW

Holanda, Bélgica, França, Itália e Alemanha impuseram neste domingo (20/12) proibições à chegada de voos do Reino Unido a seus territórios, após relatos do surgimento em solo britânico de uma nova variante do coronavírus que seria 70% mais infecciosa.

A Holanda impôs uma proibição que deve ser válida ao menos até o final do ano. O governo holandês disse que avaliará com os demais países da União Europeia (UE) as "possibilidades de conter a importação do vírus do Reino Unido".

Por sua vez, a Bélgica, que também proibiu o tráfego ferroviário vindo do Reino Unido, impôs uma suspensão de 24 horas. O primeiro-ministro, Alexander De Croo, disse neste domingo que a proibição de 24 horas é somente por precaução.

"Há várias questões sobre essa nova mutação, e se ela já não estaria no continente", afirmou Croo. Ele acrescentou que espera obter maiores informações até a próxima terça-feira.

A empresa ferroviária Eurostar informou que o serviço de trens de alta velocidade entre Londres, Bruxelas e Amsterdam será interrompido a partir da meia-noite deste domingo.

Já a França anunciou que vai suspender o tráfego aéreo, ferroviário e rodoviário a partir de meia-noite. A suspensão deve inicialmente durar 48 horas.

O ministro do Exterior da Itália, Luigi di Maio confirmou que seu país também suspenderá os voos vindos do Reino Unido. "Como governo, temos o dever de proteger os italianos. Por esse motivo, após informar o governo britânico, assinaremos juntamente com o Ministério da Saúde uma provisão para suspender os voos", afirmou.

A Alemanha também decidiu impôr restrições de viagem entre o país e o Reino Unido. Um porta-voz afirmou que o governo alemão trabalha em uma regulamentação para restringir os voos e que as autoridades dialogam com os parceiros europeus para definir detalhes das medidas. Os voos vindos do Reino Unido serão suspensos a partir da meia-noite deste domingo.

Nova variante do vírus "fora de controle"
Ao anunciar a descoberta em pronunciamento à nação neste sábado, Johnson afirmou que dados preliminares sugerem que a mutação do Sars-Cov-2 poderia ser até 70% mais transmissível.

O secretário britânico de Saúde, Matt Hancock, disse que a nova variante do vírus está fora de controle e que a situação é "mortalmente grave".

"Será difícil mantê-lo sob controle até que a vacina esteja totalmente distribuída", avaliou. O país deu início a uma massiva campanha de vacinação, que ainda está na primeira fase e cujo alvo inicial são os idosos e profissionais de saúde.

Londres e região em nível de alerta máximo
Para conter o avanço das infecções, novas medidas serão impostas a partir deste domingo nas regiões de Londres e do sul da Inglaterra, que passarão do atual nível 3 – até então o mais alto nível de restrições contra a covid-19 – para um recém-criado nível 4, ainda mais restrito.

Segundo o governo britânico, o objetivo das novas regras é diminuir a propagação da nova cepa para regiões onde ela ainda não é prevalente. Em seu pronunciamento, o premiê instou os habitantes dessas áreas "a ficarem em casa" pelo menos até 30 de dezembro.

As novas medidas incluem o fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais em Londres e em outras áreas afetadas, incluindo Kent, Buckinghamshire e Berkshire.

Nas regiões classificadas como de nível 4, valerá a regra do encontro entre duas pessoas em local público e aberto. No restante da Inglaterra será permitida a socialização entre até três domicílios por apenas um dia, em vez dos cinco anteriormente previstos.

Europa em lockdown
Na semana passada, a Europa se tornou a primeira região do mundo a superar a marca de 500 mil mortes por covid-19. Desde o surgimento do coronavírus, há um ano, a doença já matou mais de 1,6 milhão de pessoas e infectou 76 milhões em todo o mundo.

A Holanda está sob um lockdown de cinco semanas, que se encerra na metade de janeiro, com o fechamento de escolas e do comércio não essencial.

A Itália também anunciou uma série de restrições para o período do Natal e Ano Novo, que limitam a circulação de pessoas e suspende as atividades de grande parte do comércio e dos restaurantes, além de proibir viagens entre as regiões.

RC/ap/afp

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob