Pandemia aumenta consumo de suplementos alimentares em 48%

suplemento.png?profile=RESIZE_710x

Investir em suplementos sem antes tentar acertar a alimentação é uma furada. Foto: Deborah Maxx/SAÚDE é Vital

by Anvisa

Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais, ABIAD, realizada para entender os impactos da Covid-19 no comportamento do consumido. 

O novo Coronavírus ascendeu um alerta vermelho para saúde. E os cuidados com a imunidade ganharam destaque, já que a doença afeta mais gravemente aqueles com menor imunidade. O resultado: um aumento de 48% no consumo de suplementos alimentares.

Os dados são da segunda edição da pesquisa ‘Hábitos de Consumo de Suplementos Alimentares no Brasil’, realizada pela Toledo & Associado para a ABIAD (Associação brasileira da indústria de alimentos para fins especiais) que investigou o comportamento dos consumidores em maio de 2020 e revelou também que em 59% dos lares brasileiros têm pelo menos uma pessoa consumindo suplementos.

De olho nesse mercado, empresas com foco em bem-estar e saúde têm aumentado a oferta desses produtos, como é o caso da Akmos, holding com ampla atuação nacional por meio de franquias e vendas multinível. A empresa, que viu seu faturamento crescer 90% em plena pandemia, lançou recentemente mais quatro linhas de suplementos alimentares, todos com os mais criteriosos processos de fabricação e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

O própolis é a base do Pro Power, suplemento alimentar com vitaminas C, D, E, selênio e zinco. Ele reforça a imunidade e tem sido um dos produtos mais procurados nas prateleiras da empresa. ‘O crescimento da venda de todos os suplementos da Akmos foi de 70% no primeiro trimestre de 2021 comparado com o mesmo período do ano passado. Os benefícios para a saúde são imensos e esse nicho tende a crescer ainda mais’, revela William Miranda, CEO da Akmos.

Em pesquisa sobre o assunto, realizada pesquisa da BHB Foods e Suplementos, em parceria com a Decode, feita em outubro de 2020 com base na coleta de dados digitais, 91% das buscas por suplementos correspondem àqueles relacionados ao aumento da imunidade. Só na plataforma do Mercado Livre, suplementos alimentares correspondem à categoria de produtos que mais cresceu durante a pandemia, perdendo apenas para Máscaras e Álcool gel (de 24/02 A 03/05/2020 vs. mesmo período em 2019).

Para Fabiana Benedetti, técnica responsável pela divisão de alimentos da Akmos, o consumidor precisa ter cuidado ao escolher seus produtos para consumo, priorizando os que têm registro na Anvisa. Ela alerta ainda que os benefícios variam de acordo com o organismo de cada um.

‘A função do suplemento é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação. Suplementos alimentares não são medicamentos. Portanto, não tratam, previnem ou curam doenças. Eles são destinados a pessoas saudáveis. E a dica para ter eficácia no uso é atrelar as necessidades individuais ao suplemento certo, considerando sempre uma dieta balanceada, uma vez que quando os nutrientes se apresentam em quantidades ótimas, a saúde e o bem-estar do indivíduo são maximizados, além disso, consumi-los conforme indicação e dose correta certifica sua performance. Vale muito a pena investir em suplementos já que no dia a dia é muito difícil suprir na alimentação as vitaminas e minerais que o corpo precisa’.

Entenda a diferença de suplemento e complemento alimentar:

Suplementos alimentares: servem para complementar com vitaminas e minerais na dieta diária de uma pessoa quando não é possível alcançar os níveis ideais de nutrientes através da alimentação. Eles podem ser compostos por fibras, aminoácidos, carboidratos, proteínas e muito mais.

Complementos alimentares: têm como foco complementar a refeição, quando há carência de um nutriente específico. Ademais, agora também estão disponíveis no mercado complementos com colágeno e antioxidantes. Eles combatem o envelhecimento precoce e melhoram a saúde da pele, cabelos e unhas.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob