pesquisa-remédios

Foto:  Shutterstock

Ainda segundo a pesquisa do CFF, por meio do Instituto Datafolha, 44% têm o hábito de tomar remédio indicado para outra pessoa

by Tribuna Online

Uma pesquisa sobre a automedicação de remédios mostra que essa atutide é uma prática comum do brasileiro.

Este é o resultado da pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, que  mostrou que 77% dos brasileiros se automedica.

E 57% fazem tratamento a partir de medicamentos prescritos por médicos, mas usam o remédio de maneira incorreta, alterando, dessa maneira, a dose receitada.

Ainda de acordo com a pesquisa, 44% têm o hábito de tomar remédio indicado para outra pessoa.

O psiquiatra Jairo Navarro alerta que os remédios são importantes.

No entanto, também há indicações específicas que serão avaliadas pelo médico.

“Muitas vezes, quando mal utilizado, o medicamento cria mais problemas. Há muitas pessoas procurando a solução de todos os problemas em medicamentos. Querem resolver um problema que é extremamente complexo, como ansiedade e depressão, com uma única solução”.

Todavia, para a psicóloga Rubia Passamai, o desafio maior é fazer com que as pessoas não tomem remédio por conta própria, busquem ajuda especializada e sigam exatamente a prescrição médica.

O presidente da Associação Psiquiátrica do Espírito Santo (Apes), Valdir Campos, chama a atenção para os medicamentos naturais.

Ele ressalta também que eles não são isentos de provocar danos à saúde.

“Muitos deles podem ajudar algumas pessoas com sintomas leves de depressão ou ansiedade. Entretanto, há controvérsias se o resultado dos benefícios desses medicamentos se daria, na realidade, em função de um efeito placebo, ou seja, resultado da expectativa do paciente em melhorar”, diz.

“Portanto, o diagnóstico médico e a indicação de um tratamento eficaz são fundamentais”, completa.

Mais de 80% dos pais praticam automedicação em crianças.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob