GettyImages-1169974807.jpg?gKCr_YHmKd8SCNMhK186ogl4iL5DP9xo&itok=NfEkVx8V&profile=RESIZE_710x

By Eric Sagonowsky - Fiercepharma

Os aumentos de preços são rotina da indústria farmacêutica em janeiro - aqui estão mais uma vez - e nem mesmo uma pandemia global parece estar diminuindo o número de aumentos. No entanto, em meio ao escrutínio contínuo de políticos e do público, o nível de muitos dos aumentos de preços parece baixo em comparação com os anos anteriores.

No domingo, as grandes e pequenas empresas farmacêuticas aumentaram os preços de quase 600 medicamentos em uma média de 4,2%, relata GoodRx .

Os aumentos da Pfizer compreendem uma parte significativa da lista: a empresa aumentou os preços de mais de 130 produtos no início do ano, variando de 0,22% para o antiarrítmico Norpace CR a 5,14% para a vacina pneumocócica Prevnar 13, a vacina mais vendida do mundo .

A Allergan, adquirida no ano passado pela AbbVie, aumentou os preços de mais de 30 medicamentos em 5%. A empresa também aumentou os preços de vários outros medicamentos em percentuais baixos de um dígito. A Bausch Healthcare implementou 39 aumentos de preços, variando de 3,43% a 7,9%.

A Bristol Myers Squibb, enquanto isso, aumentou os preços de 11 medicamentos; sua maior alta foi um aumento de 6% para o anticoagulante blockbuster Eliquis, medicamento que tem cooperação com a Pfizer.

A Big Pharma GlaxoSmithKline aumentou os preços de 31 medicamentos e de vacinas. Alguns dos aumentos de preços da GSK para vacinas ficaram acima de 5%, como um aumento de 7% para a vacina Shingrix e um aumento de 8,59% para a vacina combinada contra difteria, coqueluche e tétano Pediarix. 

AstraZeneca, Sanofi, Gilead Sciences e Bayer, por sua vez, aumentaram os preços de mais de 10 medicamentos em percentuais abaixo de um dígito. Mas enquanto vários fabricantes mantiveram seus aumentos de preços em porcentagens de um dígito baixo ou médio em 2021, a Teva Pharmaceutical Industries aumentou os preços de 16 medicamentos em mais de 9%, relata a GoodRx.

A maior alta de preço até agora neste ano vem da Vifor. A empresa aumentou seu preço no Venofer em 14,58%. 

Ao todo, a GoodRx havia rastreado 589 aumentos de preços de lista em uma média de 4,2% no domingo. Essa contagem de aumento de preços é muito maior do que tem sido ao mesmo tempo nos últimos anos; 2020 viu os preços aumentados em 463 medicamentos até 3 de janeiro, enquanto 2019 viu aumentos em apenas 295 medicamentos a partir dessa data.

E o número de 2021 provavelmente continuará crescendo. No ano passado, as empresas farmacêuticas aumentaram os preços de 156 produtos adicionais ao longo de janeiro após os 463 iniciais, elevando a contagem final para 619 no mês. Janeiro de 2019 trouxe um total de 601 aumentos em uma média de 5,8%, enquanto janeiro de 2018 viu 729 aumentos em medicamentos de marca em uma média de 7,7%, de acordo com GoodRx.

A última rodada de aumentos ocorre nos últimos dias do mandato do presidente Donald Trump. Nos últimos meses, Trump tem pressionado para promulgar mudanças duradouras nos preços dos medicamentos por meio de uma série de ordens executivas, mas sua polêmica cláusula de "nações mais favorecidas" - que visa vincular os preços do Medicare aos preços mais baixos no exterior - foi temporariamente bloqueada por um juiz federal no final de dezembro. Nos últimos anos, a administração Trump teve sucesso limitado em assumir os aumentos de preços de rotina da indústria farmacêutica.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob