9849702453?profile=original

Correio Braziliense 

Jornalista: Paloma Oliveto

Para tentar combater as atuais e potenciais futuras variantes do Sars-CoV-2, a Pfizer e a BioNTech informaram, ontem, que deram início a um estudo clínico de fase 1 em que adicionaram uma terceira dose da vacina de seis a 12 meses após os participantes receberem as duas primeiras. Nessa etapa, serão avaliadas a segurança e a imunogenicidade do regime triplo: ou seja, se ele será bem tolerado pelo organismo e capaz de induzir a produção de anticorpos. O anúncio foi feito no mesmo dia em que o mundo ultrapassou o número de 2,5 milhões de mortes pela covid-19, segundo balanço da agência France-Presse (AFP) de notícias.

Em um comunicado a investidores, as duas empresas, que desenvolveram juntas uma vacina de mRNA para a covid-19, também anunciaram que buscam autorização das agências regulatórias dos EUA, a FDA, e da Europa, a Agência de Medicamentos Europeia, para um ensaio clínico de uma vacina específica para a cepa sul-africana. A linhagem B.1.351 do vírus, identificada, pela primeira vez, no país da África, já circula em boa parte do mundo e tem se mostrado mais resistente aos imunizantes disponíveis. Embora todos, até agora, tenham conseguido neutralizar o Sars-CoV-2, a eficácia é mais baixa, quando consideradas as outras cepas.

De acordo com os dois laboratórios, a ideia é fazer uma pequena alteração que permitirá “atualizar a vacina rapidamente se surgir a necessidade de proteção contra a covid-19” devido ao aparecimento de novas cepas. As empresas afirmaram que esperam buscar a validação de futuras vacinas de mRNA modificadas com uma via regulatória semelhante à que está em vigor para os imunizantes contra a gripe, que são alterados ano a ano, sem a necessidade de se realizar novos estudos.

“Embora não tenhamos visto nenhuma evidência de que as variantes circulantes resultem na perda de proteção fornecida por nossa vacina, estamos realizando várias etapas para agir de forma decisiva e estar prontos caso uma cepa se torne resistente à proteção conferida. Esse estudo de reforço é fundamental para entendermos a segurança de uma terceira dose e a imunidade contra cepas circulantes”, disse Albert Bourla, presidente do conselho e diretor executivo da Pfizer.



94% de eficácia

A vacina da Pfizer e da BioNTech tem eficácia de 94% no mundo real, segundo um estudo divulgado na quarta-feira. A pesquisa foi realizada em Israel, onde 50% da população já foi imunizada. Como a cepa sul-africana não circulava no país no momento do estudo, não é possível dizer se a substância também foi efetiva contra essa versão. Porém, no fim de janeiro, as duas companhias informaram que, em testes in vitro, o imunizante produziu anticorpos capazes de neutralizá-la.

A grande preocupação com a variante sul-africana é que, até agora, os estudos indicaram que pessoas que já foram infectadas com a cepa original têm maior probabilidade de serem contaminadas novamente. A outra desenvolvedora de uma vacina de mRNA para a covid-19, a Moderna, afirmou, na quarta-feira, que os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA já receberam a versão atualizada para combater a cepa da África, o que permite o início dos testes.

“Nossa estratégia de desenvolvimento clínico proativo visa criar, hoje, a base que nos permitirá enfrentar os desafios de amanhã. Queremos estar preparados para diferentes cenários”, afirmou Ugur Sahin, CEO e cofundador da BioNTech. “Portanto, avaliamos um segundo reforço no regime atual, e estamos nos preparando para uma adaptação rápida da vacina para lidar com novas variantes que podem escapar da versão atual. A flexibilidade de nossa plataforma nos permite desenvolver tecnicamente imunizantes de reforço em semanas, se necessário.”



Idade variada

O estudo sobre a terceira dose contará com a participação de até 144 voluntários em duas coortes de idade: 18 a 55 anos e de 65 a 85 anos. O ensaio clínico incluirá participantes que receberam as duas doses no estudo de fase 1, de seis a 12 meses antes. Assim, será possível avaliar a segurança e a tolerabilidade de uma terceira dose independentemente do nível de títulos de anticorpos do voluntário.

Os participantes serão avaliados no momento em que receberem a terceira dose, uma semana e um mês depois. A Pfizer e a BioNTech planejam estudar a capacidade do soro desses participantes em neutralizar as cepas de Sars-CoV-2. Os participantes continuarão sendo acompanhados no estudo por até dois anos, conforme planejado originalmente.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob