Pfizer reduz pela metade a meta de produção de vacinas em 2020

BB1bCThc.img?h=531&w=799&m=6&q=60&o=f&l=f&profile=RESIZE_710x© Reprodução/Wikimedia Commons Um dos prédios da farmacêutica Pfizer, na Finlândia

BBLiUUI.img?h=40&w=138&m=6&q=60&o=f&l=f&f=png&profile=RESIZE_710x

Só metade das 100 milhões de doses de vacina contra covid-19 que a Pfizer esperava produzir neste ano estará disponível. A redução acontece por problemas na cadeia de suprimentos e pela demora em finalizar os testes clínicos.

Segundo um porta-voz da empresa, a Pfizer não esperava levar tanto tempo para conseguir ampliar a cadeia de produção e finalizar os testes com os 44.000 participantes do estudo.

“É importante destacar que o resultado do ensaio clínico foi um pouco posterior à projeção inicial”, afirmou. A vacina da Pfizer tem 95% de eficácia contra a covid-19, de acordo com os estudos.

As matérias-primas da Pfizer vêm de fornecedores dos EUA e da Europa. Normalmente, as farmacêuticas esperam a aprovação da vacina por agências reguladoras para comprar os insumos para a produção em larga escala. No caso da vacina contra a covid-19, no entanto, a compra foi feita simultaneamente aos ensaios clínicos.

“Alguns lotes iniciais de matérias-primas não atendiam aos padrões. Nós consertamos, mas ficamos sem tempo para atender às entregas projetadas para este ano”, disse o porta-voz.

A Pfizer e a empresa alemã BioNTech ainda esperam produzir 1,3 bilhão de doses da vacina em 2021. O deficit de 50 milhões nas projeções iniciais para 2020 será coberto no próximo ano, conforme a capacidade de produção for aumentando.

O Reino Unido autorizou, na 4ª feira (2.dez.2020), o uso emergencial da vacina. A FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, também avalia autorizar o uso emergencial neste mês. A EMA (Agência Europeia de Medicamentos) anunciou no início de outubro que iniciou o processo de aprovação.

A farmacêutica apresentou na última 4ª (2.dez) ao Brasil um plano logístico detalhado para o armazenamento e o monitoramento contínuo da temperatura da vacina. O país tem poucos dias para decidir se compra ou não as doses.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob