Especialistas fazem alerta sobre formato de eventos-teste autorizados no Rio e pedem manutenção de máscaras e distanciamento - Pequenas Empresas Grandes Negócios | Administração de empresas

O Globo 
Jornalistas: Carolina Callegari e Rodrigo de Souza

15/10/21 - A apresentação do teste com resultado negativo para Covid-19 não será mais necessária para a participação em eventos-teste na cidade do Rio de Janeiro para pessoas com o esquema vacinal completo. Em decreto publicado nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Município, o prefeito Eduardo Paes retira a obrigatoriedade da dobradinha teste de antígeno e comprovante de vacinação para quem tomou todas as doses previstas do imunizante — que são duas para pessoas com menos de 60 anos e três para pessoas com mais. Quem está com o esquema incompleto ainda deverá apresentar o exame.

Anteriormente, conforme determinação do dia 26 de agosto, o participante de um evento-teste era obrigado a apresentar o diagnóstico negativo de Covid-19, feito em um exame de antígeno no período de 48h antes do evento, junto do comprovante de vacinação, não importava quantas doses ele já tivesse tomado. Agora, a exigência do teste se restringe àqueles que ainda não puderam tomar a segunda dose de acordo com o calendário de cobrança da prefeitura (veja abaixo).

15 de setembro: Primeira dose para todos os maiores de 18 anos e segunda dose para 60 anos ou mais
16 de setembro: Segunda dose de 50 a 59 anos
1º de outubro: Segunda dose de 40 a 49 anos
1º de novembro: Segunda dose para 30 a 39 anos
15 de novembro: Segunda dose para todos maiores de 18 anos

Aos poucos, o município vem flexibilizando as regras para os eventos-teste. No dia 3 deste mês foi realizado o primeiro sem a obrigatoriedade de máscara e de distanciamento, isso com a presença de público. Na última sexta-feira, a prefeitura divulgou a lista de mais 12 eventos permitidos para outubro e novembro.

Uso de máscaras

Entre as medidas que a cidade do Rio tem previsto para a próxima etapa de seu plano de flexibilização é a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração. O plano da prefeitura prevê uma mudança nas regras quando o município atingir 65% da sua população geral com a vacinação completa. Isso pode não demorar, já que a expectativa é que o Rio atinja esse percentual na próxima semana. Um especialista ouvido pelo GLOBO estipulou a probabilidade de contágio em ambientes com 50% ou 100% das pessoas imunizadas sem o uso do item de proteção individual.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob