9849539464?profile=original

Com uma trajetória ímpar, referência não só dentro da GSK, mas para todo o segmento da saúde, José Carlos Felner acumula quatro décadas de história na companhia no Brasil.

Siga o DikaJob

YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook

Nascido em Moçambique, o executivo teve uma infância simples e com ampla diversidade, que o trouxe ensinamentos para lidar com pessoas. “Apesar de frequentar uma escola católica, meus amigos eram mulçumanos. Eu também convivia muito com a questão multirracial.”

Na juventude, advindo de uma família de engenheiros, Felner pretendia trabalhar nessa área e dar seguimento aos negócios da família. Porém, um fato mudaria os rumos dessa história. “Em meio a uma revolução política no país, tivemos que começar tudo de novo, em outro lugar. No Brasil, precisei redesenhar esse futuro. E me apaixonei pelo roteiro.”

Início de uma aventura

Felner começou sua carreira na GSK como representante de vendas e ascendeu a posições de crescente responsabilidade ao longo dos anos. Em 2001, formou a unidade de negócios de Vacinas. “Eu me apaixonei pela prevenção. Ali, percebi o valor do impacto das vacinas na saúde pública. Transformei toda a minha carreira tradicional e abri um novo horizonte de possibilidades”, pontua.

Em 2008, tornou-se diretor da unidade de negócios Biotech que, além de Vacinas, passou a incorporar as áreas de HIV, Hospitalar e Oncologia. Como resultado de suas realizações, foi promovido a vice-presidente, em 2012.

Desde 2000, Felner atua fortemente no estabelecimento de um modelo de cooperação com o setor público, visando a ampliação do acesso a medicamentos e vacinas, com um impacto significativo no controle e erradicação de doenças, como a Rubéola, erradicada em 2015. Além disso, durante a pandemia de Gripe, garantiu que 40 milhões de doses da vacina da GSK contra o H1N1 fossem distribuídas para a população. Contribuiu ainda, para a redução de 77% da mortalidade infantil nos últimos 20 anos. Sob sua liderança, a GSK atingiu 300 mil pacientes com HIV em tratamento pelo SUS com o medicamento da companhia.

“Esses 40 anos na GSK foram uma Disneylândia para mim, pois eu conheci várias culturas e formas de manejar negócios. São 40 anos de aventuras e desafios. Tem sido divertido”.

Novos passos

Atualmente presidente da divisão Farmacêutica, Felner continua encabeçando novos projetos, como a parceira da ViiV Healthcare – unidade de negócios da GSK dedicada exclusivamente a tratamentos para o HIV – com a Fiocruz, para desenvolver e produzir antirretrovirais no Brasil.

Além disso, a empresa também está investindo na área de Oncologia, com uma nova unidade e vários produtos a serem lançados. “O objetivo é oferecer soluções cada vez mais inovadoras em busca de maximizar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida das pessoas vivendo com câncer.”

Para quem se pergunta sobre os novos projetos durante a pandemia do novo coronavírus, o executivo responde que apesar do desafio, o período é uma oportunidade a empresa. “A crise veio para validar que nós estávamos prontos para lidar com uma crise dessas. A gente pode ajudar pequenos e médios fornecedores”.

Apesar dos grandes feitos na carreira, o executivo afirma que não pretende parar. “Nenhum produto farmacêutico se justifica se não puder beneficiar o máximo de pessoas possível. Não dá para ficar só no mercado privado, para quem pode pagar. Essa é minha motivação. Tudo o que eu faço é provocar a organização para que nós encontremos modelos de negócios para expandir o uso de nossos medicamentos e vacinas para toda a população que precise usar”.

Assista a live completa com José Carlos Felner, presidente da GSK Farma Brasil

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob