Presidente do conselho da Bayer renuncia

9849569277?profile=original

Valor Econômico

Jornalista: Fernanda Pressinott

27/02/20 - Em meio à batalha jurídica em torno do herbicida Roundup, a alemã Bayer informou que seu chairman Werner Wenning deixará a empresa antes do planejado e será substituído por Norbert Winkeljohann, um ex-executivo da PwC que faz parte do conselho da Bayer desde maio de 2018. Winkeljohann assumirá o posto em 28 de abril.

 

Wenning trabalhava na Bayer há mais de 50 anos. Foi diretor-executivo e mentor do atual CEO, Werner Baumann, e se tornou presidente do conselho em 2012. Originalmente, seu mandato iria até 2022. Ele planejava deixar o cargo no ano passado, mas, segundo a multinacional alemã, o conselho de administração pediu sua permanência “tendo em vista a situação da empresa”.

A substituição, considerada surpreendente por analistas, ocorre sem que a situação tenha melhorado. A empresa continua sob pressão para resolver uma batalha jurídica de alto risco contra o glifosato, o mais popular herbicida do mundo que milhares de americanos alegam causar câncer. A Bayer assumiu a linha de frente dessa batalha em 2018, quando comprou a Monsanto, por US$ 63 bilhões, negociação que Wenning apoiou plenamente.

A divisão de herbicidas e outros tratos culturais responde pela maior parte do faturamento da Bayer, que somou € 15,18 bilhões nos primeiros nove meses do ano passado. Mas a companhia também é líder mundial na venda de sementes e “traits” de milho e tem produtos específicos para oleaginosas como a soja.

Wenning também desempenhou papel crucial na condução da Bayer no impasse legal com mais de 42,7 mil demandantes. Ele é membro do comitê de litígios de glifosato do conselho fiscal e também de quase todos os outros comitês do conselho da múlti. Fontes familiarizadas com a Bayer sempre o descreveram como muito envolvido em todos os aspectos do negócio.

 

“Fizemos e continuamos a progredir no tratamento das questões legais nos EUA. É por isso que agora é um bom momento para entregar meu cargo ao meu sucessor", disse Wenning em comunicado. Atualmente, a Bayer está negociando acordos com advogados dos demandantes dos EUA e os investidores esperam para o curto prazo uma solução que possa estancar a queda das ações da companhia. Norbert Winkeljohann ingressou no conselho de supervisão da Bayer em maio de 2018. Anteriormente, liderou os negócios europeus da PwC entre 2010 e 2018.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob