images?q=tbn:ANd9GcTavcQQ2yTiErpT_SvGyHzbmLL-hUf0r4knJA&usqp=CAU&profile=RESIZE_710x

Uma injeção mensal contra o HIV apresenta vários benefícios (e algumas limitações). Foto: Sam Moqadam/ Unsplash/Divulgação

By Saude Abril

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou o primeiro medicamento injetável HIV. Produzido pelo laboratório ViiV Healthcare, o chamado Cabenuva é aplicado apenas uma vez ao mês. Ele é composto por duas substâncias já utilizadas no tratamento do vírus, o cabotegravir e a rilpivirina. A ideia é que ele sirva como um substituto aos comprimidos tomados diariamente para alguns pacientes.

A aprovação veio através de dois estudos randomizados e controlados com 1 182 pessoas infectadas pelo HIV. Após as análises, os cientistas concluíram que o novo remédio é eficaz e seguro. Não foram constatadas alterações nas células de defesa dos voluntários e todos continuaram apresentando supressão do vírus. Ou seja, os pacientes não desenvolvem a aids e praticamente não transmitem o HIV.

Para quem o Cabenuva é indicado e como funciona a aplicação

A novidade ainda está restrita a certos perfis de indivíduos. Ela é indicada aos adultos que já estavam em tratamento, com a supressão do HIV estável e que não tenham histórico de falha na terapia, nem resistência conhecida ou suspeita ao cabotegravir e à rilpivirina. E, antes de iniciar o novo tratamento, os americanos deverão passar um mês tomando cabotegravir e rilpivirina em comprimido. Dessa forma, garante-se que eles serão bem tolerados antes da transição para a versão mensal.


O infectologista José Valdez Madruga, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), conta que o intervalo entre as doses e até o fato de o fármaco ser injetável facilitam a adesão à terapia. “Será uma opção para quem não gosta de tomar comprimidos todos os dias. É bastante atraente para a população em situação de rua, indivíduos privados de liberdade e também pessoas que viajam frequentemente”, comenta. Porém, nem tudo são flores.

“A principal desvantagem é que esse medicamento precisa ser administrado em ambiente hospitalar”, pontua o especialista. Além disso, há efeitos adversos. Segundo as pesquisas citadas no início, os seguintes sintomas apareceram em mais de 2% dos participantes: desconforto no local da aplicação, febre, cansaço, dor de cabeça, enjoo, alterações no sono, tontura ou erupções na pele. Ainda assim, a aprovação representa um avanço.

“É uma mudança na forma como o HIV é tratado. Cabenuva reduz a de dosagem de 365 dias para 12 dias por ano”, afirmou, em comunicado à imprensa, Lynn Baxter, líder da ViiV Healthcare na América do Norte.

“É importante ter várias alternativas para individualizarmos a terapia. Não existe uma que seja boa para todos”, complementa Madruga. O remédio deve estar disponível nos Estados Unidos em fevereiro de 2021. Infelizmente, ainda não há previsão de chegada no Brasil.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob