Profarma Specialty planeja atuar como hub de saúde

Meta da Profarma Specialty é ser hub da indústria e de operadoras

Profarma Specialty – Muito além de uma distribuidora de medicamentos de especialidades, a Profarma Specialty ambiciona integrar toda a cadeia produtiva de saúde com uso intensivo das plataformas digitais. A companhia, pertencente ao grupo norte-americano AmerisourceBergen, já investiu mais de R$ 25 milhões nesse projeto, com a meta de reforçar vínculos com indústrias farmacêuticas e operadoras.

Do faturamento de R$ 1,6 bilhão do último ano fiscal, 98% foi derivado da indústria farmacêutica e apenas 2% teve como origem o mercado de saúde suplementar, com foco exclusivo na rede privada. Mas o CEO Vilson Schvartzman espera que a proporção seja de 80% e 20% até o fim de 2022.

“Os programas de suporte ao paciente (PSPs), que desenvolvemos para as farmacêuticas desde 2005, permitiram que a empresa formasse uma base de dados riquíssima. Identificamos que esse acervo de informações pode municiar não apenas os laboratórios na relação com os consumidores de seus medicamentos, mas também dar índices a todos atores do setor e aprimorar a gestão farmacoeconômica, reduzindo custos e a sinistralidade”, avalia.

A distribuidora mantém 70 programas do gênero na América Latina, tendo o Brasil como base operacional e beneficiando mais de 1 milhão de pacientes todos os anos. Os PSPs reúnem uma equipe multidisciplinar, que acompanha o usuário em todas as etapas do tratamento. Esse processo envolve atenção farmacêutica, gestão de serviços de enfermagem e procedimentos clínicos, além de aplicação de infusões e orientação domiciliar, quando necessário. Plataformas digitais possibilitam a obtenção de orientações por telefone, e-mail e chats.

Aplicativo e expansão da capilaridade

No ano passado, a distribuidora implementou o aplicativo de gestão PAPO Digital, que permitiu também a oferta de telemedicina. “A pandemia exigiu que adaptássemos essa rede de atendimento para um formato híbrido, dinamizando o contato com o paciente e nossa própria interface com a indústria de saúde. Tanto que destinamos R$ 5 milhões a aperfeiçoamento de sistemas e infraestrutura de TI”, observa Schvartzman. Farmacêuticas e operadoras com as quais o paciente está vinculado poderão ter acesso a informações sobre o andamento da terapia do paciente em tempo real”, avalia.

Outros R$ 20 milhões foram destinados a aumento de estoque disponível para medicamentos, especialmente das áreas de oncologia, ortopedia e dermatologia. O portfólio atual totaliza 260 SKUs. “Esse aporte ajudará a absorver a demanda gerada pela expansão da nossa capilaridade nacional, incluindo a abertura do CD no Rio Grande do Norte, que favorece a logística de entrega em mais de 2,2 mil municípios do Nordeste. Também ampliamos de três para cinco as unidades de farmácias de especialidades para retirada de medicamentos, com presenças no Centro-Oeste, Sudeste e Sul”, conta o executivo.


“Queremos nos posicionar como um autêntico hub para o segmento de saúde, mantendo o foco no core business da distribuição, mas com a prestação de serviços como valor agregado”, conclui.

PROFARMA SPECIALTY

Fundação: 2014
Faturamento: R$ 1,6 bilhão no ano fiscal de 2020
Ebitda: R$ 54,5 milhões
Serviços: soluções integradas em distribuição, farmácia de especialidades e suporte ao paciente
SKUs: distribuição de 260 tipos de medicamentos de especialidades e de alta complexidade
Principais áreas terapêuticas: oncologia, ortopedia, dermatologia e vacinas
Centros de distribuição: 5 ao todo, situados em Canoas (RS), Curitiba (PR), São Gonçalo do Amarante (RN),
São Paulo (SP) e Serra (Espírito Santo)
Farmácias de Especialidades: 4 unidades, em Curitiba (PR), Goiânia (GO) Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)
Números da operação: mais de 4 mil clientes da indústria farmacêutica atendidos e 18 mil pedidos por mês, além de 1 milhão de pacientes beneficiados por mais de 70 programas de suporte

Fonte: Panorama Farmacêutico

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob