8abr2020---coronavirus-avanca-na-rocinha-na-zona-sul-do-rio-1586376095261_v2_900x506.jpg?profile=RESIZE_710x

Coronavírus avança na Rocinha, na zona sul do RioImagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Roberta Jansen

Estadão Conteúdo

Quatro das maiores comunidades do Rio já tiveram pelo menos seis mortes confirmadas por covid-19, o novocoronavírus. Rocinha, Manguinhos, Maré e Vigário Geral somam 23 casos registrados da doença.

A chegada da epidemia nas comunidades é um dos maiores temores das autoridades de saúde. As favelas não costumam ter saneamento básico, as ruas são muito estreitas e, em geral, muitas pessoas dividem a mesma casa, propiciando a disseminação da doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram duas mortes na Rocinha, na zona sul, outras duas em Vigário Geral, na zona norte, uma em Manguinhos, na zona norte, e uma na Maré, também na zona norte.

Por enquanto, a grande maioria dos 1.449 casos da doença no município está concentrada nos bairros mais ricos, na zona sul e na zona oeste. O número de mortes é de 73. No entanto, os números indicam que já começam a se espalhar nas comunidades mais pobres.


A Secretaria Estadual de Saúde havia divulgado pela manhã um número diferente, em que apenas na Rocinha haveria cinco mortes. No fim da tarde, a secretaria disse que houve um erro na elaboração das tabelas e, onde se lia óbitos, na verdade foram processados os números de casos com comorbidades.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob