Queiroga prevê ter 354 milhões de vacinas anticovid para 2022

Covid: Queiroga diz que Brasil terá 354 milhões de doses disponíveis para 2022 | Saúde | iG

by Ítalo Lo Re e Fábio Grellet | O Estado de S.Paulo

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em coletiva ontem à noite que o Brasil tem 354 milhões de doses contra covid-19 “adquiridas ou em tratativas avançadas” para serem utilizadas na campanha de imunização de 2022. Entre as novidades, o governo federal afirmou que pretende administrar apenas uma dose no público de 18 a 60 anos no próximo ciclo vacinal. Para idosos e imunossuprimidos, a imunização com duas doses está mantida.

Neste ano, à exceção de pessoas que receberam o imunizante da Janssen, de dose única, a campanha do Ministério da Saúde foi planejada para aplicar ao menos duas doses em todas as faixas etárias contempladas, até em adolescentes. Para públicos específicos, como idosos e imunossuprimidos, foi administrada também uma dose adicional, o que à princípio não está planejado para o próximo ano.

“À medida que a campanha vai continuando, nós vamos ter as respostas da ciência de como serão as aplicações de doses em 2022. Por exemplo: um adolescente que tomou agora duas doses de vacina, será que vai precisar tomar duas no começo de 2022?” Segundo Queiroga, esses são questionamentos que ainda têm de ser respondidos.

Por ora, o que foi divulgado pelo Ministério da Saúde é que quaisquer pessoas que queiram se vacinar em 2022 precisam ter tomado a última dose há pelo menos seis meses. Além disso, a pasta informou ter 354 milhões de doses de vacina contra a covid-19 “adquiridas ou em tratativas avançadas” para serem utilizadas no ciclo vacinal do próximo ano. Segundo Queiroga, 100 milhões seriam de um contrato com a Pfizer que está em negociação avançada. “Com a perspectiva de mais 50 milhões de doses se for o caso”, acrescentou o ministro. Outras 120 milhões seriam da AstraZeneca, que seriam entregues no primeiro semestre, “com a possibilidade de mais 60 milhões para o segundo semestre”. O preço a ser pago por dose não foi divulgado por questão de “confidencialidade”. Porém, o governo federal informou que o investimento para a vacinação de 2022 é de R$ 11 bilhões.

Protesto. Ontem, 600 lenços brancos foram estendidos em varais instalados na areia da praia de Copacabana, na zona sul do Rio. A homenagem foi promovida pela ONG Rio de Paz e lembra os 600 mil mortos pela covid-19 , relatados até ontem. O ato cobrou punição para os responsáveis pela gestão do combate à doença.

A instalação ocorreu no trecho da praia na frente do Copacabana Palace. Segundo os organizadores, os lenços foram escolhidos por serem símbolos do adeus e do aceno à distância, além de usados para enxugar lágrimas. Além dos lenços, foram expostas quatro faixas, uma delas com a pergunta “Quem são os responsáveis por essa tragédia?”

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob